domingo, 16 de outubro de 2011

Iguatu realiza a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Nesta sexta-feira (14) foi realizada a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de  Iguatu, com o tema "Mobilizando, implementando e monitorando a política e plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes no município de Iguatu. O evento aconteceu no auditório do Complexo de Proteção Social, e foi marcado pela presença de um grande número de crianças e adolescentes, que participaram dos debates.

Várias autoridades participaram da Conferência, onde podemos destacar a presença do prefeito municipal Dr. Agenor Neto e do vice João Alencar, do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fábio Feitosa da Silva, do juiz de direito da Infância da Comarca de Iguatu, Dr. José Batista, da presidente do CMDCA, Lúcia Vanda, do secretário de Saúde, Joab Soares e demais secretários municipais, e representantes do Conselho Marista, entre outros. Na oportunidade o prefeito Agenor Neto, o secretário Joab Soares e toda equipe de coordenadores da saúde e dos PSFs foram agraciados com certificado de reconhecimento pela redução da taxa de mortalidade infantil no município de Iguatu, concedido pelo CMDCA.
Prefeito Agenor Neto ressalta a importância das políticas públicas em prol das crianças e adolescentes

De acordo com o prefeito Agenor Neto, é preciso que haja uma concientização mais rígida da sociedade e das instituições públicas nos direitos das crianças e dos adolescentes. "Nós temos que tomar a conscientização, e eu sou muito preocupado com o futuro desse município, e é por isso que procuro, juntamente com a nossa equipe, maneiras de democratizar, no sentido de que as pessoas possam ter a oportunidade de participar e opinar em tudo que é decidido nesse município. Dessa maneira temos buscado o fortalecimento das entidades e instituições, porque entendemos que esse é o caminho correto, e amanhã, quando deixarmos a prefeitura, que o futuro gestor possa encontrar uma rede estruturada e dê continuidade a todo esse nosso trabalho”, disse Agenor Neto.


Para o presidente do Conselho Nacional (Conanda), Fábio Feitosa, é preciso que as políticas públicas para as crianças e adolescentes sejam realmente efetivadas. Ele aproveitou para elogiar a estrutura pública desenvolvida no município de Iguatu, e disse que sempre que visitava o município percebia cada vez mais avanços na áreas sociais. "Que esse seja o primeiro município desse país a construir mecanismos efetivos para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Esse de fato é o grande presente, com tudo isso que o município de Iguatu tem feito, e muito bem, na defesa da criança e do adolescente", disse Fábio Feitosa.

Juiz da Vara da Infância e da Juventude Dr. José Batista
Para o juiz de direito da Infância e Juventude da Comarca de Iguatu, o encontro serve para se fazer uma avaliação dos trabalhos executados pelo Conselho Tutelar e pelo próprio Conselho Municipal, além de definir as diretrizes de trabalho para os próximos anos. Ele aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho desenvolvido em Iguatu e disse ter ficado surpreso com a estrutura de proteção à criança encontrada neste município. “Em vários municípios em que atuei como Promotor de Justiça e Juiz de Direito nunca tinha visto uma estrutura ou um complexo da criança e do adolescente como tem em Iguatu. Realmente eu me admirei desse compromisso por esse ser tão especial que é acriança e a juventude”.

Durante a conferência foram eleitos os representantes governamentais e da sociedade civil para a Conferência Regional dos Diretos da Criança e do Adolescente e também foram aprovadas as propostas debatidas pelos grupos.

Redação: Luiz Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário