quinta-feira, 5 de abril de 2012

Espiritualidade


O EVANGELHO ESQUECIDO.

Pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele. Filipenses 1:29



Aprendemos desde cedo que graça é favor imerecido. É algo que está para além da posse das nossas virtudes. Justamente por essa razão a graça é de graça. No entanto, a nossa idéia do que seja graça, enquadram-se apenas as felizes, fáceis e saborosas manifestações das bênçãos de Deus sobre nós. Nunca pensamos em graça como privilégio de sofrer. Todavia, esta dimensão está presente no conceito de graça nas Escrituras. Sem dúvida, tal conceito não tem nada de convidativo e empolgante. Nosso mundo é a cada dia mais patrocinador da ideia do não-sofrer. Somos bombardeados diariamente por uma publicidade do conforto envolta no pano do consumismo. Somos a sociedade do analgésico. É assim que o pensamento moderno influencia o cristianismo tirando dele sua força e coragem; alargando o caminho estreito e esquecendo o privilégio que nos foi dado de não somente crer em Cristo, mas também de sofrer por ele. Este pensamento bíblico é referendado pelas experiências dos santos em Cristo que em todas as épocas da história se movimentaram em direção ao galardão do sofrer, vendo-o como um privilégio, até mesmo, inefável. É evidente que não somos bíblico-masoquistas. Não gostamos e não queremos o sofrimento. A idéia de Paulo também não é esta; mas sim, o fato de que os cristãos de Filipos deveriam permanecer firmes na fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar pelos opositores – entendendo que aquilo que para os perseguidores era destruição, para os cristãos era salvação da parte de Deus. Afinal, como afirmou o filósofo Jacques Maritain, o sinal de maturidade humana é aceitar o desafio do sofrimento. Que assim seja!


Pr. José Marcelo-www.batistamineira.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário