sexta-feira, 27 de abril de 2012

Por que os jovens têm dor de cabeça



Dos cerca de 20% de alunos que relataram fazer uso de álcool, quase 80% se queixaram de cefaleia. Como o uso de bebida na população jovem tem começado cada vez mais cedo e com maior frequência (entre garotos e garotas de forma semelhante), não é de estranhar que impactos como a cefaleia se mostrem mais comuns. Um dos sintomas da ressaca é justamente a cefaleia. E algumas bebidas (principalmente as fermentadas, como cerveja e vinho) podem ter substâncias que desencadeiam enxaquecas. Aparelhos ortodônticos aparecem como a segunda maior causa de dores de cabeça. Mais de 20% dos alunos usam esse tipo de aparelho. Dores na boca e os frequentes ajustes necessários nesse tipo de terapia poderiam explicar essa relação. Já os que usavam óculos corretivos não tiveram mais dores de cabeça do que os demais.


Garotas se queixaram mais das dores que os meninos. Elas enfrentam duas vezes mais cefaleias do que eles. As flutuações hormonais cíclicas (período menstrual), que se iniciam na puberdade, justamente a fase de vida que os jovens pesquisados vivem, poderiam explicar a diferença. As oscilações dos hormônios sexuais femininos facilitam a ocorrência desse tipo de dor.

Não apareceu na pesquisa uma relação direta da cefaleia com outros hábitos de vida pouco saudáveis como estar acima do peso, não praticar atividades físicas ou dormir pouco. Mas é bom ficar de olho nessas situações, já que outros trabalhos sugerem algum tipo de impacto. Quer saber uma dor de cabeça a menos? Parece não haver relação entre as queixas de cefaleia e as notas obtidas pelo aluno. A desculpa de não ter ido bem na prova porque estava com dor de cabeça não cola. Provavelmente foi falta de estudo mesmo.


Fonte:revistaepoca.globo.com/

segunda-feira, 23 de abril de 2012

UM BOM COMEÇO DE SEMANA


BOM DIA!


Olá passei aqui para adoçar o seu dia… te desejo muita alegria… muito carinho… e muita energia. Bom dia!!”
“Bom dia! Se a gente pensar que já viveu tudo o que tinha pra viver… que não há mais surpresas, nem vertigens pela frente… que graça terá acordar amanhã de manhã?!”
“Bom dia! As pessoas se tornam especiais por vários motivos… você não precisa disso… já nasceu especial!!”
“Bom dia! A beleza está em toda parte… e talvez em cada momento de nossas vidas… olhe bem a sua volta e não perca mesmo nos mínimos detalhes… a beleza que Deus nos dá diariamente.”
“Bom dia! O amor é como as rosas… cada pétala uma ilusão… cada espinho uma realidade. Tenha um dia muito feliz!!”
“Bom dia pra você! Bom dia vida… bom dia trabalho…bom dia fé… bom dia coragem… bom dia alegria… bom dia amigos!!”
“Bom dia! Se você sorrir para a vida, ela te trará a razão de viver.”
“Bom dia! Nunca desanimes… as vezes é só um pouco mais além.”
“Bom dia para você!!! A felicidade é sorrir para a vida desde que nos levantamos, sem esperar que a vida lhe sorria primeiro.”
“Bom dia! Sente-se a beira do amanhecer… o sol nascerá para você, sente-se a beira do riacho, o rouxinol cantará pra você, sente-se a beira do silêncio… Deus falará com você…”
“Bom dia com carinho! Quero um dia dizer as pessoas que nada foi em vão… que o amor existe… que vale a pena se doar as amizades e as pessoas… que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim… e que valeu a pena. Seja Feliz Sempre!!!”
“Bom dia amigo(a)! não fique preocupado(a)… você nunca sabe quem está se apaixonando pelo seu sorriso… deixe esse sorriso lindo nos lábios e tenha um dia super feliz!!!”
“Bom dia! Viver é ter a chance de acreditar que… a cada dia podemos fazer mais do que imaginávamos.”
“Bom dia! Desejo que você sorria todos os dias… e faça as pessoas sorrirem também… tenho certeza que isso fará sua vida bem melhor.”
“Bom dia! Há muitas maneiras de morrer… mas é preciso decidir uma forma de viver… isso sim, é o mais difícil.”



Facilitador:Marconi Alves

sábado, 21 de abril de 2012

21 de abril - Dia de Tiradentes




Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal[1], batizado em 12 de novembro de 1746Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.




Ruínas da sede da Fazenda do Pombal, atualmente no município de Ritápolis. Neste local nasceu Tiradentes, onde está prevista a construção de um memorial.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Caligrafia pode revelar aspectos da personalidade e humor.



Antes de você escrever qualquer coisa ou assinar documentos, é sempre melhor parar e se acalmar. A forma como você escreve pode revelar suas características pessoais e denunciar uma situação que você esteja vivendo. Muita gente não sabe, mas a Grafologia é a análise da letra de uma pessoa e através dela é possível descobrir características e o estado de espírito de alguém.


A Grafologia é, inclusive, utilizada por grandes empresas na hora da contratação de funcionários. Por meio dessa técnica, é possível escolher o perfil mais adequado a um cargo e identificar os mais preguiçosos ou aqueles os que não têm uma habilidade específica. Por isso, fique atento na hora de uma entrevista de emprego, pois, pode ser que a análise da sua letra faça parte do processo de seleção.


Mas atenção. A Grafologia não pode ser feita apenas pela análise da assinatura. Você já reparou que a sua assinatura e o seu texto não têm a mesma estrutura? Isso acontece porque o nome é a primeira palavra que aprendemos a escrever. A repetição da nossa assinatura cria um desenvolvimento emocional. É normal que a maneira de escrever mude ao longo da vida, de acordo com a personalidade. Mas a assinatura sempre terá as características da forma original.


Existem diversas maneiras de se descobrir os traços da personalidade de alguém. Uma assinatura legível indica sinceridade. Se ela for ilegível pode apontar uma personalidade difícil, falta de sinceridade e tendências evasivas.


Se você assina de forma rápida, pode transparecer que está passando por uma situação difícil. As assinaturas que são feitas de forma lenta e largada indicam situações emocionais negativas e até depressão. Já detalhes como a falta de pontuação e do pingo no “i” estão relacionadas a questões financeiras.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quem de manhã compreendeu os ensinamentos da sabedoria, à noite pode dormir contente. Tenha um Bom Dia!

Desejo a vc uma boa quarta-feira cheia de: Paz, Carinho, Amor, Felicidade e muita Alegria

Quixadá combate violência na escola

Clique para Ampliar
 
 
Quixadá. Uma nova arma começa a ser utilizada no combate à violência e conflitos nas escolas da rede municipal de Quixadá. Por meio de parceria formada com o Ministério Público Estadual, os órgãos de Segurança Pública e ainda as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, a Secretaria de Educação deste Município acabam de formar o primeiro grupo de mediação escolar do Centro do Estado. Psicólogos, assistentes sociais, policiais e promotores de Justiça começaram a atuar em conjunto na solução das ameaças e agressões no ambiente escolar.

Segundo a coordenadora do núcleo de Desenvolvimento da Escola de Quixadá, a pedagoga Tereza de Aquino, o objetivo é ir além dos muros das escolas. Na opinião da especialista, a maior parte dos problemas começa dentro de casa. Os alunos acabam levando para a sala de aula os traumas pessoais. Portanto, há necessidade de trabalhar junto às famílias. Orientadas e conscientizadas de suas responsabilidades e da necessidade da harmonia no lar, as famílias podem contribuir para a redução dos índices de violência tanto dentro como fora das escolas.

Um banco de dados está sendo criado. Até então, cada escola mantinha guardada a sua relação de ocorrências.

Além dos profissionais de campo, os conselheiros tutelares da cidade farão acompanhamento das mediações, coordenadas em conjunto com a Promotoria de Justiça. Os casos começaram a ser agendados. Em breve, haverá a primeira rodada de intervenção do grupo especial. Somente quando não houver alternativa, o Juizado da Infância e da Juventude será solicitado a atuar e aplicar as medidas legais.

A expectativa do diretor da Escola Padre Vicente Gonçalves Albuquerque, professor João Batista de Sousa, é de redução de até 80% de encaminhamentos ao Conselho Tutelar e à Polícia. No ano passado, a escola registrou cerca de 30 casos de violência física e ameaças. Outros 80 foram solucionados internamente. Com a nova estratégia, várias mudanças estão sendo observadas. Uma delas é a participação dos pais nos encontros escolares. A outra mudança é o diálogo com os envolvidos, que está se tornando mais fácil.


Na semana passada, foi realizado o I Encontro de Mediação Escolar. O local escolhido foi a Escola Padre Vicente Gonçalves Albuquerque, no bairro do Campo Velho, onde, no mês de fevereiro, um estudante de 15 anos baleou o porteiro na entrada da unidade de ensino, atualmente em recuperação na sua residência. A iniciativa teve por objetivo reunir alunos, pais e a população com autoridades civis, militares e pedagógicas para apresentar-lhes o novo modelo de resolução de conflitos no meio estudantil: a mediação. A secretária municipal de Educação, professora Fátima Pimentel, o promotor de Justiça Marcelo Maia Pires, o subcomandante do Batalhão de Polícia Militar de Quixadá, major Humberto Oliveira de Sousa, o comandante do Ronda do Quarteirão na cidade, capitão Antonio George Vidal, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar, do Conselho da Criança e do Adolescente e membros do meio acadêmico prestigiaram o lançamento dos grupos de mediação.

Participação


A diretora da Escola José Bonifácio de Sousa, pedagoga Faustina Maria da Silva, também participou do encontro. Ela achou a proposta muito interessante. Pretende até criar o próprio grupo de mediação em sua escola. Com a participação da equipe do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Campo Novo, considerado um dos mais problemáticos da cidade, estão surgindo denominadores na solução das questões mais graves. Antes, as saídas amigáveis eram mais difíceis. Quando não brigavam dentro da Escola, acabavam se esbofeteando do lado de fora. "Pais e os alunos estão apreendendo a resolver diferenças através do diálogo", acrescentou a pedagoga.


Ensino

71 escolas integram a rede municipal de ensino em Quixadá. As unidades contam com 71 gestores, 521 professores e mais 14 mil estudantes matriculados

Mais informações:

Secretaria de Educação de Quixadá
Rua Rui Barbosa, 469 - Centro
Telefone: (88) 3412.1966

terça-feira, 17 de abril de 2012

10 razões para ter um parceiro de estudos


imagen-relacionada
É muito importante saber escolher bem com quem você irá estudar. Seu melhor amigo pode ser uma ótima companhia, mas talvez não seja a melhor escolha para essa tarefa.



Uma ótima maneira de aprender e alcançar seus objetivos é estudar com um amigo. Ele pode ajudá-lo com matérias que você não entende e vice-versa.


Um parceiro de estudos pode ajudá-lo de diversas maneiras. Por exemplo, se você é bom em matemática,                                          mas não entende os conteúdos de literatura, estude com um amigo que sabe explicar a matéria para você e que tem dificuldades com matemática. Vocês fazem um intercâmbio de conhecimentos e ainda têm a oportunidade de aprender juntos de forma dinâmica.


 Além disso, um  colega de estudos pode motivá-lo a continuar seu esforço. Por conta disso, é muito importante saber  escolher bem com quem você irá estudar. Seu melhor amigo pode ser uma ótima companhia, mas talvez não seja a melhor escolha para essa tarefa.



Confira 10 motivos para estudar com seus colegas:


10 motivos para ter um parceiro de estudos: 1) Datas

Você tem dificuldades para guardar datas importantes, como provas e trabalhos? Um parceiro de estudos pode ajudá-lo a lembrar-se delas. Dividam um calendário e criem o hábito de lembrarem-se mutuamente cada vez que uma data importante se aproximar.


10 motivos para ter um parceiro de estudos: 2) Dinâmica

Antes de uma prova, você e seu colega podem fazer um quiz de perguntas sobre o conteúdo que será avaliado. Comecem com questões básicas e aos poucos passem para perguntas desafiadoras e de maior complexidade. Você não precisa se encontrar pessoalmente com seus amigos para essa dinâmica. Use programas de conferência online, como o Skype, e confira uma nova maneira de aprender.


10 motivos para ter um parceiro de estudos: 3) Duas mentes são melhores que uma

Seu colega pode pensar em possíveis questões e pontos de vistas que você nunca teria imaginado. Desenvolver uma mentalidade aberta para novas sugestões e conteúdos é muito importante para seu desenvolvimento intelectual. Além disso, ao habituar-se a diferentes visões de um mesmo tópico, você pode ter mais facilidade para encontrar as respostas certas em testes de múltipla escolha.




10 motivos para ter um parceiro de estudos: 4) Revisão

Seu parceiro de estudos pode avaliar seus trabalhos antes que você entregue-os para os professores. Ele irá revisar aquilo que você escreveu ou deixou de citar e ajudá-lo a aprimorar ainda mais os conteúdos. Dividam opiniões e ideias para enriquecer ainda mais o trabalho.



10 motivos para ter um parceiro de estudos: 5) Emergência

Em casos de emergência, por exemplo, se você ficar doente, seu colega pode levar seus trabalhos e entregas para você. Assim, você não irá perder a nota ou ganhar uma pontuação reduzida e cumprirá suas obrigações.




10 motivos para ter um parceiro de estudos: 6) Compensar


Seu amigo pode entender alguns conteúdos que você não compreende e você pode saber tópicos que ele não sabe. Essa troca é muito legal. Vocês complementam o conhecimento de cada um e ainda obtém novas perspectivas sobre a mesma matéria.


10 motivos para ter um parceiro de estudos: 7) Pesquisas

Nada melhor do que contar com a ajuda de um parceiro durante as pesquisas. O tempo que você iria precisar para fazer uma boa investigação será dividido em dois. Encontre-se com seu amigo em uma biblioteca e aprendam a usar os recursos disponíveis.



10 motivos para ter um parceiro de estudos: 8) Intercâmbio

Vocês podem dividir suas habilidades. Ajude seu amigo nas fraquezas dele e ele irá ajudá-lo com as suas. Se você é bom em matemática e seu colega tem dificuldades com a matéria, por exemplo, vocês podem trocar favores. Ele irá ajudá-lo com aquilo que é bom e vice-versa.



10 motivos para ter um parceiro de estudos: 9) Motivação

Se você souber escolher o colega certo, ele irá ser uma fonte de motivação. Quando um estiver desanimado e cansado, o outro irá ser um ponto de referência e auxílio. Além disso, bons parceiros de estudo não vão deixar que você adie seus projetos.



10 motivos para ter um parceiro de estudos: 10) Ajuda extra

Além do apoio intelectual, seu amigo pode ajudá-lo quando você esquece materiais. Em algumas provas, os professores permitem o uso de calculadoras, réguas ou compassos. Se você esquecer alguns desses itens, seu colega pode emprestá-los para você.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jovens são vítimas de agressão dentro de escolas - veja o vídeo

São vários registros de casos de bulliyng dentro das escolas. Muitos estudantes vivem com medo e não se sentem seguros nos locais de estudo.

A violência protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade inegável. A sociedade terá que se organizar contra este fenómeno.

No meio de toda esta confusão, estão as crianças, que, atuam conforme aquilo que observam e agem consoante os estímulos do meio onde vivem.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ei você, bom dia


Psiu... Ei você!!!
Você mesmo que está aí olhando...
Que tal uma paradinha para refletir... e refletir sobre você ....
pensar em tudo de bom que existe aí dentro desse coração!
Saiba que você é uma pessoa maravilhosa, capaz de fazer muita coisa boa,
útil e expressiva, se quiser, e que no seu coração estão guardadas coragem
e confiança suficientes para realizar seus desejos.
Mas não se esqueça, , de buscar em cada minuto de seus dias,
motivos de alegria e esperança, não se importando com as situações adversas que aparecem.
Você deve escolher ser feliz e tornar isso possível,
com pensamentos positivos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor,
mas principalmente, tendo a certeza de que Deus sempre abençoa quem ama
e quem faz da vida um prazer.
Um dia maravilhoso com muito Amor e muita Paz para você !
Um grande Beijo...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

8 lições de Albert Einstein sobre desenvolvimento pessoal

Boa Noite!




1. Seja um insistidor

“Não é que eu seja tão esperto. É que eu tento resolver os problemas por mais tempo”


2. Tenha foco

“Qualquer homem que consegue dirigir com segurança enquanto beija uma linda garota simplesmente não está dando a atenção que o beijo merece”


3. Crie valor

“Não lute para ser uma pessoa de sucesso. Lute para ser uma pessoa de valor”


4. Seja curioso(a)

“Eu não tenho nenhum talento especial. Apenas sou apaixonadamente curioso”


5. Cometa erros

“A pessoa que nunca cometeu um erro é aquela que nunca tentou algo novo”


6. Fuja da insanidade

“Definição de insanidade: fazer a mesma coisa diversas vezes esperando resultados diferentes”


7. Espere resistência

“Grandes espíritos sempre encontraram uma grande resistência das mentes medíocres”


8. Evolua rápido

“Você precisa aprender as regras do jogo. Então, você precisa jogar melhor do que todo mundo”

A dica foi dada por Mr. Self Development no blog Daily Blog Tips

segunda-feira, 9 de abril de 2012

20 dicas para o sucesso



Muito bom esse vídeo! Nota 10

Realmente quando as pessoas são caridosas elas ajudam muito a todos em volta! E as coisas só tendem a Evoluir!!!
Imaginem uma sociedade 100 % Caridosa
EU quero dizer, sempre empenhada a ajudar o próximo, como um Pai com todo seu amor ensina o Filho
EU Sou muito grato  e Parabenizo as  pessoas q Trabalhão muitas vezes em prol do próximo
Realmente essa é uma bela prova de que (( __``A CARIDADE NUNCA FALHA´´__ ))


Facilitador Cultural:Marconi Alves

10 Conselhos para sua Vida !



1 – Confiar no potencial que você tem dentro de você;

2 – Você pode realizar tudo que deseja, só pendente de você mesmo e de sua determinação;

3 – Agradeça pelas dificuldades que você tem , porque é através dela é que você se tornará ainda mais grande;

4 – Valorize sempre as pequenas coisas, pois, elas são as mais importantes;

5 – Nunca acuse sem primeiro observar se você mesmo não é o culpado, temos por mania de sempre achar que o problema é do outro;

6 – Faça as coisas sem ninguém mandar;

7 – Confie nos seus instintos;

8 – Viva cada momento intensamente… neste momento!;

9 – Saiba enxergar nas pessoas as virtudes e as valorize;

10 – Seja Feliz

domingo, 8 de abril de 2012

Semana Santa - Domingo de Páscoa



O Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.


São Paulo nos diz : "Aquele que ressuscitou Jesus Cristo devolverá a vida a nossos corpos mortais". Não se pode compreender nem explicar a grandeza da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam, como festejaram os hebreus há três mil anos. O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante a sua vida terrena, segundo o ritual em vigor entre o povo de Deus, até o último ano de sua vida, em cuja Páscoa aconteceu na ceia e na instituição da Eucaristia.

Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é a um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas ao mundo inteiro, a que prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã - cheia de profunda simbologia - celebra a proteção que Cristo não cessou nem cessará de dispensar à Igreja até que Ele abra as portas da Jerusalém celestial. A festa da Páscoa é, antes de tudo, a representação do acontecimento chave da humanidade, a Ressurreição de Jesus depois de sua morte consentida por Ele para o resgate e a reabilitação do homem caído. Este acontecimento é um dado histórico inegável. Além de que todos os evangelistas fizeram referência. São Paulo confirma como o historiador que se apoia, não somente em provas, mas em testemunhos.

Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignidade. Como não se alegrar pela vitória d'Aquele que tão injustamente foi condenado à paixão mais terrível e à morte de cruz?, pela vitória d'Aquele que anteriormente foi flagelado, bofeteado, cuspido, com tanta inumana crueldade.

Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao ressuscitado, se unem e se associam todos os sofrimentos humanos, as desilusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada.

A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã e nossa missão: aproximá-la a todos os homens. O homem não pode perder jamais a esperança na vitória do bem sobre o mal. Creio na Ressurreição?, a proclamo?; creio em minha vocação e missão cristã, a vivo?; creio na ressurreição futura? , me alenta nesta vida?, são perguntas que devem ser feitas.


A mensagem redentora da Páscoa não é outra coisa que a purificação total do homem, a libertação de seus egoísmos, de sua sensualidade, de seus complexos, purificação que, ainda que implique em uma fase de limpeza e saneamento interior, contudo se realiza de maneira positiva com dons de plenitude, com é a iluminação do Espírito, a vitalização do ser por uma vida nova, que transborda alegria e paz - suma de todos os bens messiânicos-, em uma palavra, a presença do Senhor ressuscitado. São Paulo o expressou com incontida emoção neste texto: " Se ressuscitastes com Cristo, então vos manifestareis gloriosos com Ele".


Etimologia Pascal

A Igreja celebra o tempo de Páscoa, que vai desde o Domingo da Ressurreição até o fim de Pentecostes -mais ou menos uns 50 dias- como se fosse um só dia, o Grande Dia, antecipação do tempo que não terá fim.

Este sentido do tempo da Páscoa se faz especialmente evidente no tempo conhecido como "Oitava de Páscoa", os oito primeiros dias do tempo pascal, em que as antífonas repetem durante toda a semana: 'Hoje o Senhor ressuscitou, cantemos um hino ao Senhor nosso Deus".

O ovo de Páscoa tem uma origem cristã. Na chamada "Idade Média", o ovo não somente era visto como um alimento saboroso e precioso- lembrando que não existia a produção em série- mas que além disso simbolizava a Cristo: assim como o ovo oculta uma vida que brotará, a tumba de Jesus também oculta sua futura ressurreição. Em muitos países ainda se conserva a tradição de pintar e abençoar os ovos de galinha antes do Domingo de Ramos, para depois comê-los no Domingo de Páscoa.

O coelho de Páscoa é um símbolo cristão da Ressurreição. Seu uso se remonta à antigos predicadores do norte europeu que viam na lebre um símbolo da Ascensão de Jesus e de como deve viver o cristão: as fortes patas traseiras da lebre lhe permitem ir sempre para cima com facilidade, enquanto suas frágeis patas dianteiras dificultam a descida.

A Pomba ou "Colomba" pascal, um pão doce e enfeitado com a forma de ave, é também um símbolo cristão. A forma de pomba era utilizada muito freqüentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus -especialmente na Itália- no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira de Páscoa.

Segunda leitura: Gn 22,1-18 ou 1-2.9a.10-13.15-1 O sacrifício de Abraão, nosso pai na fé.

Terceira leitura Ex 14-15,1 - Os israelitas cruzaram o mar Vermelho.

Quarta leitura: Is 54,5-14 - Com misericórdia eterna te ama o Señor, teu redentor.

Quinta leitura: Is 55, 1-11 - Vinde a mim, e vivireis; firmarei convosco uma aliança perpétua.

Sexta leitura: Br 3,9-15.32-4,4 - Caminhai na claridade do resplendor do Senhor.

Sétima leitura: Ez 36.16-28 - Derramarei sobre vós uma água pura, y vos darei um coração novo.
É importante destacar esta passagem ao Novo Testamento: o Missal indica neste momento diversos símbolos, tais como a decoração do altar (luzes, flores), o canto do Glória e a aclamação do Aleluia antes do Evangelho. Também se ilumina de maneira mais plena a Igreja, já que durante as leituras do Antigo Testamento deve estar iluminada de maneira discreta.
Sobretudo o evangelho, tomado de um dos três sinóticos, de acordo com o Ciclo, é o que deve destacar-se: se trata do cumprimento de todas as profecias e figuras, proclama a Ressurreição do Senhor.

Leituras do Novo Testamento

Primeira leitura: Rm 6,3-11 - Cristo, una vez ressuscitado dentre os mortos, já não morre.

Evangelho
CICLO A: Mt 28.1-10 - Ressuscitou e vos precede em Galiléia.
CICLO B: Mc 16, 1-17 - Jesus de Nazaré, o que foi crucificado, ressuscitou.
CICLO C: Lc 24.1-12 - Por que buscam entre os mortos ao que está vivo.

A liturgia batismal

A noite de Páscoa é o momento no qual tem mais sentido celebrar os sacramentos da iniciação cristã.

Depois de um caminho pelo catecumenado (pessoal, se é que se trata de adultos e da família, para as crianças, e sempre no diz respeito, da comunidade cristã inteira), o símbolo da água -a imersão, o banho- busca ser a expressão sacramental de como uma pessoa se incorpora a Cristo na sua passagem da morte à vida.

Como diz o Missal, se é que se trata de adultos, esta noite é quando tem pleno sentido que além do Batismo também se celebre a Confirmação, para que o neófito se integre plenamente à comunidade eucarística. O sacerdote que preside nesta noite tem a faculdade de conferir também a Confirmação, para fazer visível a unidade dos sacramentos da iniciação.

A celebração consta dos seguintes elementos:

A ladainha dos santos (se ocorre um batizado), de acordo com a sugestão do Missal;

A bênção da água se trata sobretudo de bendizer a Deus por tudo o que fez por meio da água ao longo da História da Salvação (desde a criação e a passagem pelo Mar Vermelho até o Batismo de Jesus no Jordão), implorando-lhe que hoje também este sinal atualize o Espírito de vida sobre os batizados;

o Batismo e a Confirmação segundo seus próprios rituais;

a renovação das promessas batismais, se não se realizou a celebração do Batismo, (do contrário já a realizaram junto com os batizados e seus padrinhos). Trata-se de que todos participem conscientemente tanto na renúncia como na profissão de fé;
a sinal da aspersão, com um canto batismal, como recordação plástica do próprio Batismo. Este sinal pode se repetir todos os domingos do Tempo Pascoal, ao início da Eucaristia;
a Oração universal ou oração dos fiéis, que é o exercício, por parte da comunidade, do seu sacerdócio batismal intercedendo perante Deus por toda a Humanidade.
A Eucaristia

A celebração Eucarística é o ápice da Noite Pascoal. É a Eucaristia central de todo o ano, mais importante que a do Natal ou da Quinta-feira Santa. Cristo, o Senhor Ressuscitado, nos faz participar do seu Corpo e do seu sangue, como memorial da sua Páscoa.
É o ponto mais importante da celebração.


mensagem de semana santa para facebook


"A fé move montanhas, a reflexão nos leva a fé. A páscoa é uma época de refletir sobre nossa aliança com o Salvador e fortalecer nossa fé sobre seus ensinamentos. Uma pessoa que tem fé pode realmente mover montanhas, é chegada a hora de move-las."


Frase de páscoa para facebook e Orkut

"Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta páscoa, antes de meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que de agora em diante não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é meu corpo" (Lc 22:14-19)




Facilitador Cultural:Marconi Alves

sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de Aleluia


Sábado Santo

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as Missas.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta-feira Santa


É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. A recordação da morte do Senhor consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Espiritualidade


O EVANGELHO ESQUECIDO.

Pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele. Filipenses 1:29



Aprendemos desde cedo que graça é favor imerecido. É algo que está para além da posse das nossas virtudes. Justamente por essa razão a graça é de graça. No entanto, a nossa idéia do que seja graça, enquadram-se apenas as felizes, fáceis e saborosas manifestações das bênçãos de Deus sobre nós. Nunca pensamos em graça como privilégio de sofrer. Todavia, esta dimensão está presente no conceito de graça nas Escrituras. Sem dúvida, tal conceito não tem nada de convidativo e empolgante. Nosso mundo é a cada dia mais patrocinador da ideia do não-sofrer. Somos bombardeados diariamente por uma publicidade do conforto envolta no pano do consumismo. Somos a sociedade do analgésico. É assim que o pensamento moderno influencia o cristianismo tirando dele sua força e coragem; alargando o caminho estreito e esquecendo o privilégio que nos foi dado de não somente crer em Cristo, mas também de sofrer por ele. Este pensamento bíblico é referendado pelas experiências dos santos em Cristo que em todas as épocas da história se movimentaram em direção ao galardão do sofrer, vendo-o como um privilégio, até mesmo, inefável. É evidente que não somos bíblico-masoquistas. Não gostamos e não queremos o sofrimento. A idéia de Paulo também não é esta; mas sim, o fato de que os cristãos de Filipos deveriam permanecer firmes na fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar pelos opositores – entendendo que aquilo que para os perseguidores era destruição, para os cristãos era salvação da parte de Deus. Afinal, como afirmou o filósofo Jacques Maritain, o sinal de maturidade humana é aceitar o desafio do sofrimento. Que assim seja!


Pr. José Marcelo-www.batistamineira.org.br

Quinta-feira da paixão: uma chance para se doar


Quinta-feira Santa - - Eucaristia: Sacramento do amor

Quinta-feira da paixão é uma data simbólica para o Cristianismo. Segundo a tradição, neste dia são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a instituição da eucaristia, o exemplo do lava-pés com a instituição do mandamento novo e a instituição do sacerdócio.


A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a sexta-feira da paixão e morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite. Esses três dias formam uma grande celebração da páscoa memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: "Como Ele amasse os seus amou-os até o fim".

A Eucaristia é o amor maior, que se exprime mediante tríplice exigência: do sacrifício, da presença e da comunhão. O amor exige sacrifício e a Eucaristia significa e realiza o sacrifício da cruz na forma de ceia pascal. Nos sinais do pão e do vinho, Jesus se oferece como Cordeiro imolado que tira o pecado do mundo: "Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu a eles dizendo: isto é o meu Corpo que é dado por vós.

Fazei isto em memória de ' mim. E depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós" (Lc 22,19-20). Pão dado, sangue derramado pela redenção do mundo. Eis aí o sacrifício como exigência do amor.

O amor, além do sacrifício, exige presença. A Eucaristia é a presença real do Senhor que faz dos sacrários de nossas Igrejas centro da vida e da oração dos fiéis.

A fé cristã vê no sacrário de nossas igrejas a morada do Senhor plantada ao lado da morada dos homens, não os deixando órfãos, fazendo-lhes companhia, partilhando com eles as alegrias e as tristezas da vida, ensinando-lhes o significado da verdadeira solidariedade: "Estarei ao lado de vocês como amigo todos os momentos da vida". Eis a presença, outra exigência do amor.

A Eucaristia, presença real do Amigo no tabernáculo de nossos templos, tem sido fonte da piedade popular como demonstra o hábito da visita ao Santíssimo e da adoração na Hora Santa. Impossível crer nessa presença e não acolhê-la nas situações concretas do dia-a-dia.

Vida eucarística é vida solidária com os pobres e necessitados. Não posso esquecer a corajosa expressão de Madre Teresa de Calcutá que, com a autoridade do seu impressionante testemunho de dedicação aos mais abandonados da sociedade, dizia: "A hora santa diante da Eucaristia deve nos conduzir até a hora santa diante dos pobres. Nossa Eucaristia é incompleta se não levar-nos ao serviço dos pobres por amor."

O amor não só exige sacrifício e presença, mas exige também comunhão. Na intimidade do diálogo da última Ceia, Jesus orou com este sentimento de comunhão com o Pai e com os seus discípulos: "Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti... que eles estejam em nós" (Jo 17,20-21).

Jesus Eucarístico é o caminho que leva a esta comunhão ideal. Comer sua carne e beber seu sangue é identificar-se com Ele no modo de pensar, nos senti mentos e na conduta da vida. Todos que se identificam com Ele passam a ter a mesma identidade entre si: são chamados de irmãos seus e o são de verdade, não pelo sangue, mas pela fé. Eucaristia é vida partilhada com os irmãos. Eis a comunhão como exigência do amor.

Vida eucarística é amar como Jesus amou. Não é simplesmente amar na medida dos homens o que chamamos de filantropia. É amar na medida de Deus o que chamamos de caridade. A caridade nunca enxerga o outro na posição de inferioridade. É a capacidade de sair de si e colocar-se no lugar do outro com sentimento de compaixão, ou seja, de solidariedade com o sofrimento do outro. Caridade é ter com o outro uma relação de semelhança e reconhecer-se no lugar em que o outro se encontra...


 Na morte redentora na cruz, Cristo realiza a suprema medida da caridade "dando sua vida" e amando seus inimigos no gesto do perdão: "Pai, perdoai-lhes pois eles não sabem o que fazem." A Eucaristia não deixa ficar esquecido no passado esse gesto, que é a prova maior do amor de Deus por nós. Para isso, deixa-nos o mandamento: "Façam isso em minha memória".

 
 Caridade solidária é o gesto de descer até o necessitado para tirá-lo da sua miséria e trazê-lo de volta a sua dignidade. A Eucaristia é o gesto da caridade solidária de Deus pela humanidade. "Eu sou o Pão da vida que desceu do céu. Quem come deste Pão vencerá a morte e terá vida para sempre".



Facilitador:Marcôni Alves

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Passagem de caretas pelo Polo/CRAS de saboeiro nesta quarta feira da paixão.


Caretas vivem antiga tradição e a população se confraterniza com os Caretas .Em várias cidades, grupos continuam com a tradição de saírem nas ruas com máscaras e chocalhos.


SAIBA MAIS...
Caretas na Semana Santa, a tradição que não morre. A tradicional festas proporcionada pelos Caretas, a séculos anima a Semana Santa no interior do nordeste brasileiro, e em Saboeiro/Ce, ela se mantém muito viva mesmo com a internet, vídeo games, celulares de última geração e muito mais.
Centenas de pessoas em todos os cantos do município, saíram pelas ruas, fazendas sítios pedindo o desjejum, destes quarta-feira dia (04), crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres, tem quem seja mais tradicional e andam a pé, outros são mais modernos e andavam até mesmo de moto, mais o importante mesmo a que a tradição nunca deixe de existir, pois é uma marca da nossa cultura regional. 



 O Projovem Adolescente curtiu bastante esta Manifestação Cultural dos CARETAS.


Facilitador Cultural:Marcconi Alves e Projovem Adolescente.

Quarta-Feira Santa da Paixão de Cristo



Dia da Quarta-Feira Santa da Paixão de Cristo ou Quarta-Feira das Trevas -
 
 
 Comemoração da Igreja Católica e outros Cristãos.

O mesmo calendário foi seguido. O sumo-sacerdote encontrava-se preocupado. As autoridades judaicas queriam eliminar Jesus. Deveriam agir antes que ele saísse da cidade e antes da festa da páscoa. Deveriam agir o mais rápido possível. Em seu encontro, uma ajuda veio de uma fonte inesperada - Judas. Por trinta moedas de prata, aceitou trair Jesus. Ficaram muito satisfeitos, seria muito mais fácil prender Jesus agora de forma mais rápida.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Terça-feira Santa

O dia de terça feira da última semana que Jesus passou na terra, antes da Sua morte na cruz, foi, sem dúvida, o mais movimentado do Seu ministério.
O dia começou bem cedo, com a saída de Jesus e Seus discípulos de Betânia para Jerusalém, e terminou pela noite dentro, num jantar, em Betânia, onde Maria unge Jesus para a sepultura e de onde Judas sai, possuído por Satanás, para trair o seu Mestre, entregando-o aos principais dos sacerdotes e capitães do templo (Lucas 22:1-6).


Pelo meio ficam as respostas dadas pelo Senhor às ardilosas questões dos fariseus, saduceus e herodianos, sobre a sua autoridade, ressurreição dos mortos, tributo, grande mandamento; fica também o discurso escatológico de Jesus, a profecia da destruição de Jerusalém, ensinos sobre a segunda vinda, condenação dos ímpios e galardão dos salvos.

É um dia terrivelmente desgastante e que só Jesus, o Senhor, podia concretizar.
Ele foi fiel, concreto e objectivo. Nada deixou por fazer. Em breve diria:- "Está consumado".

É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos.