terça-feira, 20 de novembro de 2012

Hoje 20 de novembro é celebrado o Dia da Conciência Negra


 
 
Hoje 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

 A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciên

cia Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

 Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

 O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

 

19 de Novembro Dia da Bandeira.


 

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.
As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.
Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.
 

Projovem Adolescente Mercado de Trabalho

O Projeto Adolescente com o Planejamento neste mês de novembro é Mercado de Trabalho para Adolescentes  é desenvolvido  e tem como proposta capacitar e inserir no mercado de trabalho jovens e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, por meio da formação técnico profissional metódica, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos capacitados para atuarem no mundo do trabalho a partir da fomentação da autonomia cognitiva e intelectual, do senso crítico e de valores éticos, da capacitação de comunicação e expressão e da importância de se trabalhar em equipe, oportunizando a estes o acesso ao primeiro emprego.

Desde que iniciou suas atividades o Projeto Projovem Adolescente já capacitou e encaminhou para o mercado de trabalho  adolescentes de Saboeiro e de todo  município prepearando a nossa nova geração para  muda a cara do mercado de trabalho brasileiro.
 
 "Que a experiência é que faz a diferença e isso só vem com o tempo”.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A formiga e o homen

 
 

 Um dia uma formiga observou um homem carregando um enorme peso em suas costas, ao longo de sua jornada, este homem resmungava que sua vida não estava da maneira que gostaria e que estava carregando mais do que poderia....

No dia seguinte a formiga parou mais uma vez para observar outro homem que também carregava um enorme peso, este homem então reclamava que poderia carregar até mais peso se fosse reconhecido pelas pessoas que estavam ao seu redor.
No terceiro dia a formiga observou outro homem que também carregava um enorme peso, entretanto este homem parou e observou a pequena formiguinha com um gigantesco peso em suas costas que quadruplicava seu próprio tamanho e disse: “Um dia formiguinha, espero poder carregar algo tão grande quanto eu mesmo”.
A formiga não acreditando no que ouviu, disse: “Talvez você não possa carregar algo tão maior do que seu próprio corpo, no entanto com este pensamento, você alcançará algo muito maior do que muitos não conseguem nem ao menos pensar, assim você aos poucos e sem reclamar constrói seu IMPÉRIO INTERIOR... e dele; poucos saberão seu poder”.


Escrito por Enzo Pasqualetti

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DST Doenças Sexualmente Transmissíves

Palestra sobre DST e gravidez na adolescência

 Hoje dia 19/09/2012 aconteceu uma palestra para os adolescente do Projovem no POLO/CRAS no coletivo da manhã ás 09:00 hs e no coletivo da tarde  ás 14:00 hs desta quarta feira sobre esclarecimento a respeito de DST e gravidez na adolescência. Profissionais de saúde estiveram no PROJOVEM ADOLESCENTE, para informar sobre possíveis dúvidas dos adolescentes. O evento foi um sucesso.





Neste Artigo:

- Definição - O que são as DSTs?
- Quem pode pegar uma DST?
- Diagnóstico
- Prevenindo as DSTs
- Preservativos Masculinos (camisinha)
- O uso da Camisinha
- Prinicipais causadores das DSTs





Definição - O que são as DSTs?


"Doenças sexualmente transmissíveis são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portador da infecção".

Estas infecções são geralmente transmitidas através do coito, mas podem ainda ocorrer através de outros tipos de contato sexual, como a relação sexual anal e oral. Elas podem ser causadas por parasitas, bactérias ou vírus. A importância destas doenças está no fato de, além do alto risco de disseminação, poderem ocasionar graves danos à saúde do indivíduo acometido. As conseqüências podem ser desde distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS (HIV)".

A incidência das DST vem aumentando nos últimos anos, sendo considerada como um problema de Saúde Pública. Este aumento ocorre em conseqüência das baixas condições socioeconômicas e culturais, das péssimas atuações dos serviços de saúde, do despreparo dos profissionais de saúde e de educação, e da falta de uma educação sexual adequada, principalmente voltada para os jovens. Hoje, as DST estão entre as doenças mais comuns em todo o mundo. As mais comuns são a AIDS, sífilis, gonorréia e clamídia.

Quem pode pegar uma DST?

Qualquer pessoa que tenham atividade sexual tem risco de contrair uma DST. O risco maior ocorre quando a pessoa tem relação com vários parceiros, ou quando o parceiro teve ou tem parceiros múltiplos. Ainda, quando a relação sexual foi realizada (ou costuma ser) sem a utilização de preservativo (camisinha).

Os principais sintomas das DSTs são:

- Coceira ao redor da vagina e/ou corrimento vaginal
- Corrimento/secreção na uretra peniana no homem
- Dor durante o sexo, ao urinar, ou na região da pelve
- Dores de garganta após sexo oral
- Dores no ânus após sexo anal
- Lesões de tipo cancro, não dolorosas na área genital, ânus, língua e/ou garganta
- Urina escura; urinar a todo momento; fezes mais claras
- Pequenas vesículas ou nódulos que se rompem na área genital
- Febre, dor no corpo, gânglios linfáticos aumentados
- Perda de peso, suores noturnos, cansaço inexplicável, infecções raras acontecendo
- Verrugas cor da pele na área genital

Diagnóstico

A maioria das DSTspode ser diagnosticada por um exame local pelo médico. Exames de sangue e culturas de secreções retiradas das áreas genitais podem também identificar o agente causador da doença.

Prevenindo as DSTs

Todas as pessoas que tem relações sexuais estão sob risco para as DST. Assim, alguns cuidados são importantes ao escolher o parceiro sexual, e no ato sexual propriamente dito. As principais recomendações são:

1. Escolha do parceiro(a) sexual - O ideal é que as relações sejam monogâmicas estritamente
2. Se isso não for possível, evite relações com pessoas portadoras de DSTs
3. Limite o número de parceiros(as) sexuais - quanto maior o número, maior o risco que você se contaminar, ou de disseminar uma infecção da qual você seja o portador
4. Procure por sinais de DSTs em seu parceiro(a) - verrugas, secreções, lesões de pele, etc.
5. Não tenha relações sexuais se você está em tratamento para uma DST
6. Use sempre a camisinha, inclusive para sexo oral e anal - lembre-se, estas também são formas de relação sexual e través das quais uma doença pode ser transmitida
7. Use espermicida (nonoxinol-9) juntamente com as camisinhas - o espermicida pode ajudar a matar alguns dos germes que causam as DSTs
8. Lave os genitais com água e sabão e urine logo após a relação sexual - isso pode ajudar a limpar germes (caso existam), antes que eles tenham a chance de infectá-lo(a)

Preservativos Masculinos (camisinha)

Os preservativos de látex masculinos reduzem o risco de pegar uma DST. Eles devem ser usados corretamente, todas as vezes que houver uma relação sexual, e durante todos os tipos de relação. Os preservativos femininos não são tão eficazes como os masculinos, mas se o parceiro masculino se recusar a usa-lo, e se a mulher ainda assim quiser ter a relação sexual, o preservativo feminino deveria ser usado por ela.

Os preservativos não têm 100% de segurança, e não irão preveni-lo de ter contato com lesões que estão próximas da área genital, como as verrugas que surgem na infecção pelo HPV.

O uso da Camisinha

- Use um preservativo todas as vezes que tiver uma relação sexual, ou que haja algum tipo envolvimento com o pênis do parceiro
- Coloque a camisinha com o pênis ereto antes do contato íntimo
- Comece a inserção desde a ponta do pênis e insira até a base
- Deixe um espaço vazio sem ar na ponta da camisinha para coletar o sêmen (o ar na ponta do preservativo dede ser removido antes da relação)
- Não use lubrificantes à base de óleo mineral ou vegetal ou de petróleo - podem danificar o preservativo.
- Após a ejaculação, remova o pênis e retire o preservativo cuidadosamente, para não espalhar o sêmen.
- Use o preservativo apenas uma vez
- Se achar que a camisinha esteja danificada, ou sua coloração ou a textura esteja modificada, NÃO A USE.
- Geléias espermicidas podem ser usadas com uma camisinha e diminuem ainda mais a chance de transmissão do vírus

Prinicipais causadores das DSTs

A classificação abaixo procura relacionar as prinicpais DSTs com o agente etiológico.

Vírus

Herpes simples: herpes genital primário/recorrente, meningite asséptica, herpes neonatal, aborto espontâneo, parto prematuro.
Vírus da hepatite B: hepatite aguda /crônica /fulminante, carcinoma hepatocelular primário.
Vírus da hepatite A: hepatite A.
Papovavírus: condiloma acuminado, papiloma laríngeo, neoplasia intraepitelial cervical, carcinoma do colo uterino.
Vírus do molusco contagioso: molusco contagioso genital.
Citomegalovírus: infecção congênita, mononucleose infecciosa.
HIV - AIDS.

Bactérias

Mycoplasma homínis: febre pós-parto, salpingite.
Ureaplasma urealiticum: uretrite, corioamniotite, baixo peso ao nascer.
Neisseria gonorrhoeae: uretrite, epidimite, cervicite, proctite, faringite, conjuntivite, endometrite, peri-hepatite, bartholinite, infecção gonocócica disseminada, salpingite, DIP, infertilidade, gravidez ectópica.
Chlamydia trachomatis: uretrite, cervicite, endometrite, salpingite, DIP, infecções neonatais etc.
Treponema pallidum: sífilis.
Gardnerella vaginallis: bacteriose vaginal.
Haemophilus ducreyi: cancro mole.
Calymmatobacterium granulomatis: donovanose.
Shigella sp: shigelose.
Salmonella sp: salmonelose.
Campylobacter foetus: enterite e proctite.
Streptococcus do grupo B: septicemia e meniginte neonatal.

Fungos

Candida albicans: vulvovaginite, balanite e balanopostite.

Protozoários

Trichomonas vaginallis: vaginite, uretrite.
Entamoeba kystolitica: amebíase.
Giardia lamblia: giardíase.

Ectoparasitas

Phthirus pubis: pediculose do púbis.
Sarcoptes scabiei: escabiose.
 
 
 

domingo, 2 de setembro de 2012

Campanha Nacional pelo Direito á Educação

 
Estudo aponta que 3,7 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil
Dado consta de estudo que UNICEF e Campanha Nacional pelo Direito à Educação e lançou no dia (31/8). O relatório Todas as crianças na escola em 2015 - Iniciativa Global pelas Crianças fora da Escola mostra também que quase 3,8 milhões de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental correm risco de deixar a escola.
 Brasília, 31 de agosto - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançam hoje o relatório Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa global pelas crianças fora da escola.
O estudo faz uma análise do perfil das crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão no Brasil e aponta as principais barreiras que levam a essa situação. Além disso, apresenta uma análise das principais políticas públicas de enfrentamento à evasão e ao abandono escolar e faz uma série de recomendações.
A análise do relatório é baseada em estatísticas nacionais. Segundo a Pnad/2009, cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Desse total, 1,4 milhão tem 4 e 5 anos; 375 mil, 6 a 10 anos; 355 mil, 11 a 14 anos; e mais de 1,5 milhão de adolescentes entre 15 e 17 anos. O Censo 2010 confirma essa situação.
Um dos principais fatores de risco para a permanência das crianças na escola é o fracasso escolar, representado pela repetência e abandono que provocam elevadas taxas de distorção idade-série. Mais de 3,7 milhões alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental encontram-se com idade superior à recomendada para a série que frequentam. Em termos absolutos, as regiões com maior número de alunos em risco de abandono são o Nordeste (1,7 milhão de crianças) e o Sudeste (pouco mais de 1 milhão). Em termos proporcionais, as regiões com mais estudantes em risco são o Norte (18,33%) e o Nordeste (17,68%).
Os efeitos da desigualdade na educação - As maiores desigualdades se verificam quando se leva em consideração a raça ou a etnia e a renda familiar das crianças em risco de abandono. Enquanto 30,67% das crianças brancas (1,6 milhão) têm idade superior à recomendada nos anos finais do Ensino Fundamental, entre as crianças negras a taxa é de 50,43% (3,5 milhões).
 O percentual de crianças de famílias com renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo com idade superior à recomendada chega a 62,02%. Já nas famílias com renda familiar per capita superior a dois salários mínimos, a taxa é de 11,52%.
 Dos adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, mais de 1,5 milhão estão fora da escola (14,8% dessa população). O maior contingente em termos absolutos está no Nordeste, com 524 mil adolescentes; em seguida, vem a região Sudeste, com 471 mil. Em termos proporcionais, a região com mais adolescentes de 15 a 17 anos fora da escola é a Sul (17,1%), seguida da Centro-Oeste (16,7%).
 Em relação à Educação Indígena, os índices educacionais têm melhorado nos últimos anos, mas há ainda barreiras a ser superadas. Uma delas é a ampliação da oferta de Ensino Médio. As matrículas nessa etapa de ensino não chegam a 6% do total da Educação Indígena no País.
 Educação na Zona Rural - Um dos maiores desafios para a universalização de toda a Educação Básica é a grande dificuldade de acesso de professores e alunos às escolas de áreas rurais, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com dados do Censo Escolar 2009, cerca de 65% dos alunos matriculados em escolas rurais no Brasil não são atendidos por sistemas de transporte escolar público.
 Além disso, muitos currículos estão desvinculados da realidade, das necessidades, dos valores e dos interesses dos estudantes residentes no campo.
 As taxas de distorção idade-série nas zonas rurais das regiões Norte e Nordeste chegam a ser duas vezes maiores que as das regiões Sul e Sudeste.
 Em razão desses problemas, a escolaridade da população rural é muito menor que a da população urbana. De acordo com dados da Pnad 2009, as pessoas que vivem nas cidades têm, em média, 3,9 anos de estudo a mais que aquelas que vivem nas zonas rurais.
 Barreiras para o direito de aprender – A pesquisa demonstrou que o trabalho infantil e o atendimento inadequado ou inexistente às crianças e aos adolescentes com deficiência são algumas das barreiras que impedem que todas as crianças e todos os adolescentes estejam na escola e tenham assegurado o seu direito de permanecer estudando, de progredir nos estudos e de concluir a Educação Básica na idade certa.
 O relatório também identificou o atraso escolar como um dos principais fatores de risco para a permanência na escola das crianças em situação de distorção idade-série decorrente de repetência e abandono. Os alunos com idade superior à recomendada para a série (dois anos ou mais de atraso) que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental somam mais de 5 milhões, de acordo com Pnad 2009, representando 41,87% do total de alunos e alunas nesse segmento do Ensino Fundamental.
 Políticas e programas existentes - No Brasil, políticas e programas vêm sendo desenvolvidos por diferentes esferas do poder público para superar as barreiras que ainda impedem o pleno atendimento das necessidades educacionais das crianças e dos adolescentes. Alguns programas são voltados para a qualidade do ensino e o financiamento, como os de formação de professores e o Fundeb. Outros, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), condicionam o recebimento do benefício à frequência à escola.
 Recomendações do Relatório - Uma das principais constatações do relatório é a importância da intersetorialidade das políticas públicas para assegurar a universalização e a indivisibilidade dos direitos da criança. Por exemplo, somente políticas intersetoriais poderão garantir a inclusão, a permanência e a aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência, dos meninos e meninas egressos ou em risco de trabalho infantil, ou das crianças e adolescentes abrigadas e em medidas socioeducativas.
 Além disso, é preciso eliminar da cultura escolar a naturalização da repetência, da evasão, da não alfabetização na idade certa e da não aprendizagem. Para isso, um bom caminho consiste em programar processos de atenção individualizada e de avaliação contínua.
 A valorização do profissional de educação - que envolve remuneração adequada, plano de carreira e capacitação constante - é condição indispensável para a garantia da qualidade da educação.
Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola - O relatório integra a Iniciativa Global Out of School Children (Pelas Crianças Fora da Escola), do UNICEF e Instituto de Estatística da UNESCO (UIS). A iniciativa analisa a exclusão e os riscos de abandono escolar em 25 países. Na América Latina e Caribe, participam Brasil, Colômbia e Bolívia. No Brasil, vem sendo desenvolvida em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede da sociedade civil que atua pela efetivação do direito constitucional à educação no País.
Hoje também está sendo lançado um relatório regional com a análise da situação nos países da América Latina e do Caribe.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

22 de Agosto - Dia do Folclore

Dia do Folclore
 
 
 
O que é Folclore?
 
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

domingo, 12 de agosto de 2012

Feliz dia dos pais !


Que vocês papais passem esse domingo especial ao lado daquelas pessoas que te fazem feliz, que cada dia Deus dê sabedoria para cada um de vocês. Pois nós filhos nos espelhamos em vocês, tudo que vocês fazem na nossa frente, usamos como exemplos para nossas vidas.

Pai te uso com exemplo de vida, o senhor é o meu herói, quando eu estou errada o senhor me corrige,agradeço tudo o que eu sou hoje ao senhor,te amo.




Querido papai que esse dia seja muito especial e que seu coração esteja cheio de orgulho de ser pai, pois hoje é seu dia que você curta com muita alegria e nunca se esqueça eu te amo muito !


Esse é de um amigo meu!
Pai, você e um herói pra mim, você sempre teve nos meus momentos mais difíceis, teve ao meu lado sempre, sempre cuidou de mim quando eu estava doente, você me ensinou o que e certo e errado.
Obrigado pai por tudo que você me fez, não é qualquer um que tem esse patamar de PAI, você merece.

Pai eu te amo e …
 
        Pai você é tudo para mim.



Beijos para todos os pais do mudo

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O dia dos pais 2012 está se aproximando

Mensagens dos Pais

Em agosto acontece um dos feriados mais aguardados por muitos no Brasil. O dia dos pais é uma data muito comemorada pelos brasileiros, essa data tão especial é destinada apenas aqueles homens que sempre deram exemplo para nós e nunca nos deixou de lado. Um grande homem que além de ser pai, é amigo, companheiro e muito mais.

Muitos não sabem dizer ao certo quando é o dia dos pais no Brasil, o que apenas sabem é que essa data é comemorada em agosto. O dia dos pais na verdade não tem data fixa, acontece no segundo domingo de agosto, nesse caso o dia dos pais 2012 será no dia 12 de agosto.

A data tem como tradição a demonstração de carinho e amor em forma de presentes, seja ele qualquer um. Uma das lembranças e que possui um grande valor são as palavras. Mandar uma mensagem para seu pai no dia dos pais certamente irá agradá-lo e deixá-lo muito feliz em saber que sente tanto amor por ele.


CONVITE

O prefeito Municipal Dr.Marcondes Herbster Ferraz,através da Secretária do Trabalho e Assistência Social e Polo de Convivência Social/CRAS tem a honra de convidá-lo para um evento em homenagem ao Dia dos pais.

DIA:10/08/2012
HORÁRIO:18:00H
LOCAL:Polo de Convivência Social/CRAS


CONTAMOS COM SUA PARTCIPAÇÃO

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Escolha do "Garoto e Garota" e "Miss e mister Simpatia" Projovem Adolescente 2012


O PROJOVEM de Saboeiro do Polo/CRAS sob a coordenação da Coordenadora Pedagógica- Maria Jocilene dos Santos Oliveira e o auxílio da COORDENADORA POLO/CRAS: Maria Mariana de Sousa e a Orientadora Social Orientadora: Maria Neylianne da Rocha Alves Gomes e Facilitador: Francisco Marconi Alves, realizou na noite desta segunda feira (06/08/2012),que contou com a escolha do “Garoto e Garota PROJOVEM”, e “Miss e Mister simpatia”  Branca e Samuel Alencar,teve a participação de júri popular, a solenidade contou com a presença de autoridades do município. O prêmio e a Faixa do Garoto e Garota PROJOVEM 2012 ficou para os jovens Gottardo e Valesca que foram entregues pela a Gorota e o Garoto Projovem 2011.







terça-feira, 24 de julho de 2012

Oficina de Voleibol

História

O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objectivo de Morgan director de Educação Física no Colégio de Holioke, Massachusetts, nos Estados Unidos da América, e ao qual chamou primeiramente Mintonette. O objectivo era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara-de-ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de voleibol. O criador do voleibol faleceu em 27 de Dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a actualidade.

Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil, nos EUA como também no nosso país.

Regras

Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos em duas equipas de seis jogadores.

As equipas são divididas por uma rede que fica no centro do campo. É necessária uma bola (feita de couro flexível, natural ou sintético possui um diâmetro que varia entre os 65 e os 67cm e pesa entre 260 a 280 gramas.). O jogo começa com uma das equipas, que tem de fazer o serviço. Logo depois do lance da bola, esta deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes só era válido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto da equipa adversária. Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não se podem encostar na fita branca acima da rede. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos.

No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o lançamento, acerta a bola com a mão tencionando fazê-la atravessar o espaço aéreo delimitado pelas duas antenas e ‘’ganhar’’ o campo adversário.

O primeiro contacto com a bola após o lance é denominado recepção ou passe, o seu objectivo primordial é evitar que ela atinja uma área válida do campo. Segue-se então usualmente o levantamento, que procura colocar a bola no ar de modo a permitir que um terceiro jogador realize o ataque, ou seja, acerte-a de forma a fazê-la cair na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto.

No momento em que a equipa adversária vai atacar, os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 podem saltar e estender os braços, numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a rede. Este movimento é denominado bloqueio, e não é permitido para os outros três atletas que compõem o restante da equipa.

Em termos técnicos, os jogadores que ocupam as posições 1, 5 e 6 só podem acertar a bola acima da altura da rede em direcção à quadra adversária se estiverem no "fundo" de sua própria quadra. Por esta razão, não só o bloqueio se torna impossível, como restrições adicionais se aplicam ao ataque. Para atacar do fundo, o atleta deve saltar sem tocar com os pés na linha de três metros ou na área por ela delimitada; o contacto posterior com a bola, contudo, pode ocorrer no espaço aéreo frontal.

Após o ataque adversário, a equipa procura interceptar a trajectória da bola com os braços ou com outras partes do corpo para evitar que ela caia no campo. Se obtém sucesso, diz-se que foi feita uma defesa, e seguem-se novos levantamento e ataque. O jogo continua até que uma das equipas cometa um erro ou consiga fazer a bola tocar o campo do lado oponente.

Existem basicamente duas formas de marcar pontos no voleibol. A primeira consiste em fazer a bola cair no campo do adversário como resultado de um ataque, de um bloqueio bem sucedido ou, mais raramente, de um lançamento que não foi correctamente recebido. A segunda ocorre quando a equipa adversária comete um erro ou uma falta.

Se a equipa que conquistou o ponto não foi a mesmo que tinha ganho o anterior, os jogadores devem deslocar-se no sentido do relógio, passando a ocupar a próxima posição de número inferior à sua na quadra (ou a posição 6, no caso do atleta que ocupava a posição 1).


O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura e é dividido por uma linha central em dois quadrados com lados de nove metros que constituem as quadras de cada equipa. O objectivo principal é ganhar pontos fazendo a bola tocar na quadra adversária ou sair para fora da área de jogo após ter sido tocada por um adversário.

Acima da linha central, é postada uma rede de material sintético a uma altura de 2,43m para homens ou 2,24m para mulheres (no caso de competições juvenis e juniores as alturas são diferentes). Cada quadra é por sua vez dividida em duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a três metros da rede ("linha de 3 metros").

No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida), e não "fora" (inválida). Acima da quadra, o espaço aéreo é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os únicos limites são as estruturas físicas do ginásio.



Gestos técnicos

Diversas situações consideradas erros:

O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques").

O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este movimento é denominado "carregar".

A bola é tocada mais de três vezes antes de retornar para o campo adversário.

A bola toca a antena, ou passa sobre ou por fora da antena em direcção à quadra adversária.

O jogador encosta na rede com qualquer parte do corpo excepto os cabelos.

Um jogador que está no fundo da quadra realiza um bloqueio.

Um jogador que está no fundo da quadra pisa na linha de três metros ou na área frontal antes de fazer contacto com a bola acima do bordo superior da rede ("invasão do fundo").

O jogador bloqueia o saque adversário.

O jogador está fora de posição no momento do saque.

O jogador saca quando não está na posição 1.

O jogador toca a bola no espaço aéreo acima da quadra adversária em uma situação que não se configura como um bloqueio ("invasão por cima").

O jogador toca a quadra adversária por baixo da rede com qualquer parte do corpo excepto as mãos ou os pés ("invasão por baixo").

O jogador leva mais tempo do que o permitido para fazer o serviço.

No momento do serviço, o jogador pisa na linha de fundo ou na quadra antes de fazer contacto com a bola.

Os "dois toques" são permitidos no primeiro contacto da equipa com a bola, desde que ocorram numa "acção simultânea" - a interpretação do que é ou não "simultâneo" fica a cargo do juiz.

A não ser no bloqueio. O toque da bola no bloqueio não é contabilizado.

A invasão por baixo de mãos e pés é permitida apenas se uma parte dos membros permanecer em contacto com a linha central.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governo do Estado anuncia concurso para 300 bombeiros no CE

Anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes na terça-feira (10).
Novo concurso deve ser realizado até 2014, segundo o governo.


O Governo do Estado aprovou um concurso para o Corpo de Bombeiros do Ceará. O governador Cid Gomes garantiu na terça-feira (10) que até 2014 vai ser realizado um concurso público para 300 novos bombeiros. O anúncio foi feito na aula inaugural para os aprovados nos concursos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense do Estado, no Centro de Convenções de Fortaleza.


Nesta quarta-feira (11) começou o curso para os matriculados e homologados no concurso da Polícia Militar. O curso segue até dezembro deste ano e, segundo o Governo do Estado, vai formar 1.000 novos soldados na carreira de praça. Os alunos ainda devem passar pelo exame de capacitação, também com horário e local divulgado no edital.


No dia 16 de julho, está marcado o início do curso de formação para os matriculados e homologados no concurso para a Polícia Civil. O curso segue até novembro deste ano e formará 740 novos inspetores de 1ª classe. No dia 23 de julho, começa o curso de formação para os 177 matriculados e homologados no concurso da Perícia Forense. Ao todo, são 1.917 vagas disponíveis na área da segurança.




Do G1  Ce

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mais de 500 jovens são engajados em 60 empresas

Primeiro_Passo



Grupo de 500 jovens ganha nesta quinta-feira (12) a oportunidade do primeiro emprego no mercado formal de trabalho e a possibilidade de uma vida nova, digna e cidadã. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Projeto Primeiro Passo, celebra convênio com 60 empresas para engajamento de 500 jovens nos segmentos da indústria, comércio e serviços, em Fortaleza. O objetivo das parcerias é proporcionar ao jovem a oportunidade de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, experiências e departamentos distintos.

Inicialmente, serão inseridos nas empresas estudantes do 3º ano do ensino médio, que iniciarão suas atividades como estagiários remunerados, a partir de agosto próximo. Os jovens receberão da STDS bolsa no valor de R$ 250,00, fardamento e auxílio-transporte durante os seis meses de estágio. A expectativa é que, pelo menos, 50% dos estagiários serão efetivados ao final dos seis meses.

Portas abertas


Para o secretário da STDS, Evandro Leitão, a qualificação prática é o mais importante. “Com essa parceria a custo zero para as empresas, esperamos que os jovens aproveitem a oportunidade de ter um real contato com o mercado de trabalho. É a oportunidade de ingresso em uma nova vida. É uma nova porta que abrimos para que nossa juventude siga em frente. Só com educação e capacitação iremos conseguir isso”, declarou Evandro Leitão.

Qualificação cidadã

Com 10 mil jovens capacitados em 2011 e 38 mil pessoas nos últimos cinco anos, só por meio do projeto Primeiro Passo, a STDS reforça e mantém, a cada dia, o compromisso com a qualificação do trabalhador cearense. Até o final de 2012, a perspectiva é que o programa, que já conta com 1.230 empresas parceiras, capacite mais 10 mil jovens em todo o Estado, nas três linhas de ação do Projeto.

Na linha de ação Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Na segunda linha de atuação, a Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

Serviço:

Data: 12 de julho (quinta-feira)
Horário: 8h30
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora


11.07.2012

Assessoria de Comunicação Social da STDS


Carlos Eugênio Saraiva ( imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099 / 2089)

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

domingo, 8 de julho de 2012

ESPORTE EM MINHA CIDADE TEM APRESENÇA DO GRANDE CAMPEÃO DE VOLEY DE PRAIA O CEARENSE FRANCO.


No sábado, a partir das 9 horas, aconteceu sorteios de brindes exemplo: bola de vôlei, joguinhos etc... Para os que estavam presentes e depois o atleta cearense Franco foi recepcionado calorosamente pelos professores, Educadores, funcionários municipais e criança e adolescentes que estavam presente para receber o atleta tão esperado para sua  palestra na escola municipal, No momento teve uma homenagem ao franco em nome do parceiro que fazia dupla com ele de vôlei o Roberto Lopes e da secretária de esporte do estado do Ceará. E falou sobre sua trajetória vencedora no esporte e os melhores momentos de sua carreira. O atleta foi bicampeão do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em 1993 e 1995 / Tetracampeão do Circuito Banco do Brasil em 1993, 1999, 2004 e 2007.

Depois ás perguntas ficou facultativo para todos que estavam presente na palestra, e foi feita perguntas e elogios ao atleta palestrante em que o facilitador cultura e a adolescentes do pro jovem, fez perguntas relacionadas à carreira do atleta e com toda esta historia de vida e desafios e sonhos conquistados, e qual mensagem eles deixava para os adolescentes praticantes de vôlei do programa Pro jovem Adolescente do município de Saboeiro.


O Franco deixou o seu próprio exemplo para os adolescentes e que qualquer pratica de esporte não é fácil existem muitas dificuldades e desafios para superar, pra ele também não foi fácil e que se vc quer realizar sonhos tem que corre atrás e nunca deixar de tentar as dificuldades sempre vai aparecer no caminho de cada sonho. E deixou uma mensagem, "If I Can, Can YOU!"(Se EU Posso, VOCÊ Pode ! ). Depois teve autógrafos nas fotos e camisas distribuídas na palestra e uma seção de fotos com o atleta de vôlei cearense Franco.

"If I Can, Can YOU!"
(Se EU Posso, VOCÊ Pode ! )
(Franco)
O primeiro cearesense  campeão mundial de voley,e o único atletas  de volêi de praia com 45 anos ainda em atividade.

Os sonhos podem serem realizados!
PROJOVEM ADOLESCENTE DE SABOEIRO-CE

quinta-feira, 5 de julho de 2012

OS LIMITES DA PERCEPÇÃO


"Qualquer coisa que nós vemos é limitada, qualquer coisa que nós sentimos é limitada, todas as percepções são limitadas. Mas se você puder estar consciente, então, toda coisa limitada estará desaparecendo no ilimitado. Olhe para o céu. Você verá uma parte limitada dele, não porque o céu seja limitado, mas porque os seus olhos são limitados, o seu foco é limitado. Mas se você puder tornar-se consciente de que essa limitação é por causa do foco, por causa de seus olhos, que não é o céu que é limitado, então você verá os limites fundindo-se com o ilimitado. Qualquer coisa que nós vemos torna-se limitado por causa de nossa visão. Fora isso a existência é ilimitada, fora isso tudo está se dissolvendo em alguma outra coisa. Tudo está perdendo os seus limites, a todo momento as ondas estão desaparecendo dentro do oceano, e não há qualquer fim para coisa alguma, e não há qualquer começo. Todas as coisas são todas as coisas. (...) Assim, sempre que você vir alguma coisa limitada, lembre-se de que além do limite ela está desaparecendo, a limitação está desaparecendo. Sempre olhe além e além. Então, você pode fazer uma meditação. Simplesmente sente-se debaixo de uma árvore e olhe. Qualquer coisa que vier à sua visão, vá além, olhe além e não pare em lugar algum. Simplesmente descubra onde essa árvore está se dissolvendo. Esta árvore, esta pequena árvore em seu jardim, tem toda a existência dentro dela. Ela está se dissolvendo a todo instante. Se o Sol não nascer amanhã, esta árvore morrerá, porque a vida desta árvore está junta com a vida do Sol. A distância entre eles é muito grande; para os raios do Sol atingirem a Terra leva tempo, um tempo de dez minutos. Um tempo de dez minutos é muito longo, porque a luz se propaga numa velocidade tremendamente rápida. A luz se propaga a uma velocidade de cento e oitenta e seis mil milhas num segundo e ela, partindo do Sol, leva 10 minutos para alcançar esta árvore. A distância é tremenda, é vasta. Mas se o Sol não estiver mais lá, esta árvore imediatamente desaparecerá. Eles existem juntos. A árvore está se dissolvendo a cada momento no Sol e o Sol está se dissolvendo na árvore. A todo momento o Sol está entrando na árvore, fazendo-a viver. Uma outra coisa é ainda desconhecida pela ciência, mas a religião diz que está acontecendo: é que na vida nada pode existir sem resposta. Se o Sol está dando vida à árvore, a árvore deve estar devolvendo vida ao Sol, porque na vida existe sempre uma resposta e a energia equaliza. A árvore deve estar dando vida ao Sol. Eles são um. Então, a árvore desaparece, a limitação desaparece. Sempre que você olhar, olhe para o além e não pare em lugar algum. Continue e continue até você perder a sua mente, até você perder todos os seus padrões limitados. De repente, você estará iluminado. Toda a existência é uma unidade. Essa unidade é a meta. E, de repente, a mente estará cansada de padrões, limitações, fronteiras. E na medida em que você continua insistindo em ir além, puxando para além e além, a mente escorrega. De repente ela desiste, e você olha para a existência como uma vasta unidade, todas as coisas se dissolvendo em outras coisas, todas as coisas se transformando em outras coisas. Você pode fazer uma meditação a partir disso. Sente-se por uma hora e trabalhe com isso. Não crie limitação em lugar algum. Qualquer que seja a limitação, tente encontrar o além e mova-se para lá e continue movendo-se. Logo a mente ficará cansada, porque a mente não agüenta o ilimitado. Somente com o limitado ela pode se relacionar. Com o ilimitado ela não consegue se relacionar. Ela fica entediada, ela fica cansada. Aí ela diz: 'Chega! Agora pare!' Mas não pare, continue se movendo. Chegará o momento em que a mente ficará para trás e somente a consciência estará se movendo. Nesse momento você terá a iluminação da unidade, da não-dualidade. Essa é a meta. Esse é o pico mais alto da consciência. E esse é o maior êxtase possível para a mente humana e a mais profunda felicidade." (OSHO)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

2 de Julho - Dia do Bombeiro

Dia do Bombeiro

DIA DO BOMBEIRO


A 2 de julho de 1856 foi criado, no Rio de Janeiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que teve por comandante o major João Batista de Morais Antas.

Por isso é que a 2 de julho se comemora ainda hoje o ?Dia do Bombeiro?, numa rememoração desse dia e como homenagem ao constante devotamento e aos atos de heroísmo praticados por todos os que pertencem e tem pertencido a essa exemplar corporação, na qual o povo cegamente confia.
As guarnições do Corpo de Bombeiros são várias em diferentes pontos da cidade, estão sempre prontas a acorrer para onde se faça necessária a sua ação, quer para debelar incêndios, quer para salvar vidas, humanas ou mesmo de animais, em quaisquer circunstâncias.

O bombeiro é um grande amigo de todos nós.
Por isso é de plena justiça a comemoraççao do seu dia, à qual todos devemos associar.

COLÔNIA DE FÉRIAS 2012 confira o dia-a-dia desse evento que vai movimentar todos os jovens do programa durante as férias de JULHO


A programação de férias nesta segunda-feira dia 02/07 com um momento de exposição da ideia central desse itinerário que almeja desenvolver a interação e a competitividade saudável entre as turmas. Nesse dia, as atividades detalhadas, expondo o que seria realizado diariamente, bem com,  a divisão dos jovens em partidos (Amarelo, Azul e Branco), sendo que por cada agremiação ficaram responsáveis uma técnica do CRAS e uma dupla de orientadores.

                                    
PREFEITURA MUNICIPAL DE SABOEIRO - CE

SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – SETAS

CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

POLO DE CONVIVENCIA PADRE GERALDO SLAG


PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA


PLANEJAMENTO MENSAL JULHO COLÔNIA DE FÉRIAS 2012

PROMOVEM ADOLESCENTE



DIA 02/07

- Abertura do Projeto Momentos de Diversões neste Período de Férias

- Dinâmica

- Conversa de Incentivo

- Trabalhar com acróstico

- Poesia

- Música

- Divisão dos grupos



DIA 04/07

- Som

- Mensagens

- Brincadeiras

- Continuação dos trabalhos

- Ensaios



DIA 06/807

- Apresentação dos trabalhos



DIA 09/07

- Gincana



DIA 11/07

- Torneio



DIA 13/07

- Torneio



DIA 16/07

- Escolha do garoto e garota do Projovem(Férias)

- Filme



DIA 18/07

- Palestra com um representante da Igreja Canaã

- Ensaio da peça teatral



DIA 20/07

- Contação de Piadas

- Jogo de dominó

- Jogo de dama



DIA 23//07

- Desafio- Um momento de reportagem

- Maratona da Cohab ao Polo



DIA 25/07

- Momento de contação de histórias

- Apresentação dos trabalhos para a turma do PETI



DIA 27/07

- Ensaio da Peça Teatral



DIA 30/07

- Todas as apresentações que foram desenvolvidas no período do mês

- Peça Teatral- Melhor Piada- Dança- Desfile-Melhor Poesia- Paródia-Melhor apresentação da contação de história.....

 
EQUIPE DE REFERÊNCIA:
COORDENADORA PEDAGÓGICA-MARIA JOCILENE DOS SANTOS OLIVEIRA
ASSISTENTE SOCIAL - ANDRÉIA DE FÁTIMA MONTEIRO FERREIRA
FACILITADOR CULTURAL - FRANCISCO MARCONI ALVES  

ORIENTADORA SOCIAL - MARIA NEYLIANNY DE R. ALVES
ORIENTADORA SOCIAL FLAMENGO - MARIA IONEIDE PEDRO
FACILITADOR CULTURAL FLAMENGO - MARIA BRAGA RODRIGUES OLINDA
ORIENTADORA SOCIAL MALHADA - MARIA JOSIANE CADOSO DA SILVA
ORIENTADORA SOCIAL FELIPE - RITA DE CASSIA PEREIRA DOS SANTOS
ORIENTADORA SOCIAL - FRANCISCA CLEUDENIR DA SILVA
FACILITADOR CULTURAL - MARIA IMACULADA MOTA

COORDENADORA DO PÓLO/CRAS:
MARIA MARIANA DE SOUSA SENA

EQUIPE DE APOIO:
SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
CRAS – CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL