quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco



O tabagismo mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano no mundo - 200 mil no Brasil. Para combater o hábito de fumar e divulgar informações sobre os males causados pelo cigarro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) institui, desde 1987, o 31 de maio como Dia Mundial Sem Tabaco.


A pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, coordenadora do Ambulatório de Tabagismo do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, explica o motivo da dependência: “O cigarro tem nicotina. Essa substância estimula a produção de dopamina e serotonina, que dão sensação de prazer e deixam a pessoa em alerta, ou seja, sensações agradáveis. Mas, depois de uma hora, o corpo sente a falta da nicotina, o que leva o indivíduo a querer fumar mais”.
 
Apenas 3% a 5% dos fumantes conseguem parar espontaneamente. Os demais precisam de apoio, como um atendimento específico, um centro de tratamento, um médico pneumologista. O tabagismo pode causar câncer de pulmão, de bexiga, de laringe, enfisema e infarto do miocárdio. O fumante passivo também está sujeito a ter essas doenças.
 
Vera Lúcia Vieira Machado, assistente administrativa, 58 anos, começou a fumar muito nova e manteve o hábito durante 35 anos. Queria parar para preservar a saúde. Com a mudança, diz que melhorou a qualidade de vida, o sono e o paladar. Ela deixou de tossir e sentir falta de ar ao caminhar. “A primeira vez que deixei de fumar foi com uma palestra que assisti no posto de saúde. Parei durante um ano e voltei. A segunda vez foi com minha força de vontade mesmo, e já não fumo há três anos”, conta Vera Lúcia Machado que acredita que fumava por ansiedade.
 
José Marcos de Melo Pimentel, 58 anos, autônomo, fumou durante 25 anos e resolveu parar por seu filho, que toda noite, antes de dormir, pedia que deixasse o vício. Para ele, a decisão de parar era difícil, mas não impossível e foi um desafio. Atualmente, 11 anos depois de parar de fumar, José Marcos diz que tudo em sua vida melhorou. “Tudo mudou depois que parei de fumar, principalmente a disposição, o apetite, a pele e o sabor dos alimentos que está mais apurado".
 
Outro exemplo de força de vontade é Julianna Motter, 19 anos, estudante de letras da Universidade de Brasília (UnB). Ela começou a fumar aos 14 anos e decidiu parar por causa da saúde, mas principalmente pela namorada. Há dois meses sem fumar, Julianna conta que o o fôlego e a disposição foram os primeiros benefícios. Acrescenta, porém, que não tem sido fácil. “Eu me tornei uma pessoa mais irritável, em constante TPM [tensão pré-menstrual}. E,quando quase perdi a pessoa que amo, foi ainda mais difícil não me render à nicotina”, disse.
 
 
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 29 de maio de 2012

DIA 30 DE MAIO NESTA QUARTA ,DIA DO DESAFIO.



Neste dia 30 de maio será realizado o Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Vários países participam anualmente da ação. O Brasil participa a 17 anos do evento. No Ceará, 172 municípios estão inscritos para participar do Dia do Desafio. A secretária da Cultura de Saboeiro tem uma programação de realização de várias atividades. Escolas e empresas também estarão engajadas em atividades ao mesmo tempo e qualquer pessoa que esteja realizando atividade individual ou em grupo pode registrar a participação através do número 0800.2853105. Como Funcionam Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA - The Association For International Sport for All - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.Desde 2000, o SESC São Paulo assumiu a coordenação do Dia do Desafio para o Continente Americano e em todo o Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. “É um compromisso que cada um estabelece com a vida – a sua e a do próximo, a quem ele dá o exemplo ao integrar essa atividade de mobilização mundial; a essa postura cidadã e, consequentemente, coletiva que prima pelo bem-estar da saúde das pessoas.”, declara Regina Leitão, Diretora Regional do SESC Ceará.

domingo, 27 de maio de 2012

Neste dia 26 de maio aconteceu o encontro Oficial do PROJOVEM ADOLESCENTE de Saboeiro

 1º Encontro Oficial dos JOVENS da SEDE,VILA FELIPE,VILA MALHADA do Projovem Adolescente de Saboeiro-Ce.


Hoje no Polo/CRAS de Saboeiro Ce, aconteceu o encontro oficial dos Projovem Adol...escente de Vila Felipe,Malhada,e SEDE, com presença do prefeito municipal Dr.Marcondes Ferraz,Chefe de Gabinete Dr.Zuila,Dr.Aurileide,Coordenadora Mariana Sena. Facilitadores Social e Cultural, Vereadores:Germano,Tonhinho da Luzia,Dr.Anísio Nocrato,Gottardo Martins,Ex:Vereadores Antonio Placido,Eugênio Bastos e todos falaram um pouco E DEIXARAM SUA MENSAGENS PARA OS adolescente de incentivo e superação e que os adolescentes de Saboeiro hoje são beneficiados com muitos projetos e cursos profissionalizantes e tem que se prepara para o futuro e não perde ás oportunidades pela frente. Teve a entrega de material com uma mochila para cada adolescente com cadernos de 12 matérias, lápis, canetas, camisetaas do Projovem 2012 e uma agenda para o adolescente se planeja mensalmente e anualmente.


Momento de entrega do matérial do Projovem Adolescente


A Dr.Aurileide antecipou que no mês de julho vai ter o encontro de todos os coletivos do Projovem Adolescente para cada coletivo ter a oportunidade de apresentar os grupos de dança, teatro, artes, futsal, vôlei etc. Os adolescentes vai ter a oportunidade de se socializarem e conhecer a realidade e o trabalho de cada coletivo da região como cada um trabalha suas ideias.O curso de informática do diante das palavra da Dr.Aurileide.Secretária da Asssistência Social adianto quem participara do curso tem que ter uma boa partcipação na escola e no Projeto Federal Projovem Adolescente.

 
Coletivos do Projovem SEDE,VILA FELIPE,VILA MALHADA


 No momento passou para os adolescentes um slide de MOTIVAÇÃO sobre o carpinteiro que deixava uma mensagem: Faça o que for faça com amor, sempre tem alguém olhando e admirando. As oportunidades em nossas vidas somos nós quem criamos, mas também temos que ter sabedoria e persistência para alcançá-los, quem vence na vida, não fica esperando pelos outros, muito menos para pra se revoltar, é como já dizem: Segundo a NASA um besouro não pode voar, mas como ele é surdo ele não da bola pra nada simplesmente bate as asas e vooa! O SOL NACEU PRA TODOS!

Prefeito oficializando a documentação dando o dereito ao emprego para adolescentes de maioridade e que esta preparado para o seu primeiro emprego.

Este dia 26 de maio de 2012 marcou a data do calendário do Projovem Adolescente de Saboeiro, foi muito bom ás palestras, depoimentos dos adolescentes e o apoio de cada um que lançou uma palavra de valorização e oportunidades para cada adolescente. O oficio da lei de 5% de oportunidade de garantia do primeiro emprego para o adolescente que a sua vida profissional que foi trabalhada a sua formação no Projovem Adolescente. Parabéns para o Prefeito Dr.Marcondes Ferraz que assinou e oficializou com todos os jovens mostrando oportunidades futuras para cada um jovem que estava presente. A adolescente Dayane Braga  leu o Oficio assinado pelo prefeito diante de cada um presente e validado pelo mesmo que prova para o adolescente que o documento é de garantia da o direito ao adolescente a oportunidade no mercado de trabalho na sua maioridade de 18 anos e que esta oportunidade vai para os jovens que participam do Projovem Adolescente e o seu sucesso será conquistado diante da sua participação no projeto do Polo/CRAS e dedicação aos seus estudos escolares.


"As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."

sexta-feira, 25 de maio de 2012

II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF NESTE DIA 30 MAIO


 
Será realizado nesta quarta-feira (30) a partir das 7:30 da manhã no Pólo de Convivência Social/CRAS, em Saboeiro, o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF - A articulação do selo UNICEF; a comissão pró – selo UNICEF e o CMDCA (conselho municipal dos direitos da criança e dos adolescentes) têm a honra de convidar toda a população de Saboeiro, principalmente as crianças e adolescentes, para participarem do II fórum Comunitário do selo UNICEF edição 2009 – 2012.Contará com a presença do Prefeito Dr,Marcondes Ferraz, da chefe de Gabinete,Dr.Zuila,Secretária da Assistência Social,Dr.Aurileide Soriano, da Articuladora Municipal do Selo, Maria Mariana e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alexelma,a presença de alunos e alunas das escolas da cidade, das secretarias municipais, dos vários integrantes de programas como o Peti, Projovem, CRAS, Peteca,Vereadores,Autoridades Civis e Religiosas.E de principalmente você cidadão saboeirense.




Agora é hora de avaliarmos o plano de ação municipal e os trabalhos realizados pelos grupos temáticos do eixo de participação social. Como também receber o ilustre convidado e visitante – o mediador (a) do selo UNICEF.


No final deste ano se encerra a atual edição do Selo UNICEF, após 3 anos de intensa mobilização nos municípios pela melhoria nas condições de vida de crianças e adolescentes. Mas, até a divulgação dos vencedores, os municípios ainda devem cumprir algumas atividades, entre elas o 2º Fórum Comunitário, cuja realização é uma das condições necessárias para continuar participando dessa edição. O 2º fórum deve ser realizado entre os meses de maio e junho e contará com a participação de um mediador(a) do UNICEF, que visitará cada um dos municípios, avaliando o Fórum; visitando e avaliando o grau de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, dentre outras atividades. Além da realização do 2º Fórum, para continuar concorrendo, o município precisa manter o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em funcionamento, realizar atividades relacionadas aos temas “Educação para a Convivência com o Semiárido” e “Arte e Cultura e Identidade – Comunicação para a Igualdade Étnico-racial” e Esportes. No 2º Fórum Comunitário, o município prestará contas à comunidade do que foi feito para melhorar os indicadores relacionados à infância e à adolescência, avaliando o quanto o município avançou em relação ao Plano de Ação elaborado no 1º Fórum.


"Saboeiro Rumo a Conquista do Selo Unicef  Edição 2009 - 2012"


O Selo UNICEF é um reconhecimento que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de criânça e adolescentes.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ética e Cidadania


Neste dia 23 de maio de 2012 no coletivo de manhã e tarde no Polo/CRAS com o Projovem Adolescente Palestra sobre Ética e Cidadania.

Palestrante Josimário.

A moral refer-se à dimensão do dever.
A ética diz respeito à dimensão da felicidade.
A moral correspendente à pergunta!como devo agir?*
A ética instiga outra pergunta:"que vida quero viver?*


O que é cidadania?



Cidadania: Direito das Crianças.

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."

Juarez Távora - Militar e político brasileiro.



Como surgiu a cidadania?


A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietários de terras (desde que não fossem estrangeiros), eram cidadãos. Diminuindo assim a idéia de cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.

Na Idade Média (2ª era - séc. V até XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos (ou fortalezas particulares). A idéia de cidadania se acaba, pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada.
Após a Idade Média, terminaram-se as invasões Bárbaras, terminando-se também os feudos, entrando assim, em uma grande crise. Os feudos se decompõem, formando cidades e depois países (Os Estados Nacionais).

Entra a 3ª era (Idade Moderna - séc XV ao XVIII d.C). Os países formados após o desaparecimento dos feudos foram em conseqüência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia.
O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graças aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mãos, o rei construía exércitos cada vez mais fortes, além de dar apoio político à Burguesia.

Em conseqüência dessa união, a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econômico aos Reis (através dos impostos).
Com o tempo, o Rei começou a atrapalhar a Burguesia, pois ele usava o poder para "sacaneá-la". A Burguesia ficava cada vez mais rica e independente, vendo o Rei como um perigo e um obstáculo ao seu progresso. Para acabar com o Absolutismo (poder total do Rei), foram realizadas cinco grandes revoluções burguesas:
  • Revolução Industrial;
  • Iluminismo (Revolução Filosófica);
  • Revolução Francesa (A maior de todas);
  • Independência dos Estados Unidos;
  • Revolução Inglesa.
Todas essas cinco revoluções tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder.
Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos tem direitos iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no conceito de cidadania.
Por um lado, trata-se do mais avançado processo que a humanidade já conheceu, por outro lado, porém, surge o processo de exploração e dominação do capital.


A burguesia precisava do povo e o convencia de que todos estavam contra o Rei e lutando pela igualdade, surgindo assim, as primeiras constituições (Estado feito a serviço da Burguesia).
Acontece a grande contradição: cidadania X capitalismo. Cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza. No capitalismo, a grande maioria não pode ter muito dinheiro, afinal, ser capitalista é ser um grande empresário (por exemplo). Se todos fossem capitalistas, o capitalismo acabaria, ninguém mais ia trabalhar, pois não existiriam mais operários (por exemplo).
Começaram a ocorrer greves (pressão) contra os capitalistas por parte dos trabalhadores, que visavam uma vida melhor e sem exploração no trabalho.


Da função de político, o homem passa para a função de consumidor, o que é alimentado de forma acentuada pela mídia. O homem que consome satisfaz as necessidades que outros impõem como necessárias para sua sobrevivência. Isso se mantém até os dias de hoje (idéia de consumo). Para mudar essas idéias, as pessoas devem criar seus próprios conceitos e a escola aparece como um fator fundamental.


 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

QUER CAFÉ?



Bom dia! Onde quer que você esteja qual parte do mundo seja, peço a Deus, o Pai Celestial, que através do Espírito Santo venha te visitar neste momento, que através das mãos poderosas dele, sejam derramadas sobre você todas as bênçãos celestiais, e que este dia de hoje, seja o melhor da sua vida, que você seja capaz de realizar todos os seus sonhos, e que Deus o guie nos caminhos certos para que você encontre as suas oportunidades de vencer e ser feliz, e tudo isso, em nome do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo!

terça-feira, 15 de maio de 2012

NESTE dia 15 de maio dia da Assitência social PARABÉNS pelo seu DIA !!


 É nesta tensão entre produção da rebeldia e da resistência, que trabalha os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais  distintos, aos quais  não é possível abstrair  ou deles fugir porqO mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, quando se comemora o seu dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E desse modo se aproximavam cada vez mais da Igreja Católica européia que. por sua vez, assumia progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".

Mas, o fato de sabermos que o dia "15 de maio" é uma homenagem à publicação da "Rerum Novarum" - documento que embalou a profissão em berço e lhe sustentou a vida - não esgota o assunto em pauta. Quem determinou que assim o fosse? É uma data comemorada apenas por assistentes sociais brasileiros? Estas são algumas perguntas que na literatura encontrada, bem como nos contatos estabelecidos na fase preparatória desse artigo, não responderam a estas indagações. Cabe, portanto, aos assistentes sociais interessados na história profissional, se embrenhem pelos caminhos da pesquisa em busca dessas respostas e de outras relativas ao tema. Cabe a nós, assistentes sociais, conhecer o passado e construir a memória da nossa profissão.

ue  tecem a vida em sociedade .”




PARABÉNS AOS ASSITÊNTES SOCIAIS PELO SEU DIA!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"GOSTE DE QUEM TE AMA..."



Aprenda a gostar mais do óbvio, do simples. Daquilo que sempre se encontra ao teu redor e que não percebes. Aprenda a dar mais valor a tudo que te rodeia e que te faz feliz sem saber. Aprenda a aprender mais. E só assim descobrirá o quanto é maravilhoso viver com o corpo e a alma limpos de qualquer mediocridade e qualquer coisa que não te leve ao lado bom da vida. Esse lado que é feito de paz, carinho, união e principalmente amor.



Eduardo Orlando Holopainen

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho


Primeiramente, ótimo dia do trabalhador a todos, parabéns a vocês trabalhadores de todas as áreas, hoje dia 1 de maio é uma homenagem a cada trabalhador que permite que o mundo continue funcionando, independente de todas as dificuldades de trabalho.

 
“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho