sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia 19 de abril – O Dia do Índio

Aproveite o Dia do Índio para conhecer melhor os hábitos e costumes dos povos indígenas, além de compreender a origem da data.

427776 Dia 19 de abril O dia do índio 2 Dia 19 de abril   O Dia do Índio
Os Índios é marcado  por homenagens e lutas pelos direitos indígenas.



Em 1943, o então presidente da república Getúlio Vargas decidiu criar uma data em homenagem aos índios, que seria celebrada pelos brasileiros todo ano no dia 19 de abril. A iniciativa teve como finalidade valorizar a cultura do povo indígena e destacar a influência dos índios na construção do país.


Origem do Dia do Índio 
 
 No dia 19 de abril de 1940 foi realizado no México o I Congresso Indígena da América Latina, com o objetivo de divulgar os hábitos e costumes dos índios em toda a América. O evento também serviu como via para que os governos adotassem medidas capazes de melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas e reduzir a discriminação. Três anos depois do congresso, a data seria oficialmente declarada como o Dia do índio.


O Dia do índio é comemorado com feiras, exposições, debates e outros eventos. A data também é muito explorada nas escolas para se desenvolver atividades com as crianças e deixá-las familiarizadas com a cultura indígena.

 A sociedade indígena

427776 Dia 19 de abril O dia do índio Dia 19 de abril   O Dia do Índio
Os Índios possuem uma sociedade organizada.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, estima-se que existiam 5 milhões de nativos no território. Comparado aos outros povos, os índios eram atrasados em muitos aspectos e desconhecia e existência de uma Europa que já investia pesado nas grandes expedições marinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário