A cada dois anos é selecionado um grupo de adolescentes da faixa etária de 15 a 17 anos para compor os coletivos do Núcleo Projovem Adolescente que é atendido pelo CRAS nos municípios. Cada coletivo é composto por uma média de 35 participantes. Esses jovens realizam atividades socio-educativas, como oficinas de teatro, dança, práticas esportivas; participam de cursos profissionalizantes e inclusão digital, assistidos por técnicos do CRAS e Secretaria de Assistencia Social, sendo acompanhados diariamente por orientador social e facilitador cultural, em cumprimento às metodologias do Programa criado pelo Governo Federal para os adolescentes assistidos pelo Programa Bolsa Família.
Ao final de dois anos os coletivos se encontram para aprentar os resultados apreendidos durante esse período. No último dia 21 de dezembro os coletivos do Projovem de Saboeiro estiveram reunidos num grande encontro, que serviu para evidenciar o protagonismo dos adolescentes do Programa em dois anos de atividades, e também como confraternização natalina. Participaram 8 coletivos da Sede e destritos da região (Flamengo, Barrinha e São José).
A solenidade de encerramento do Programa ProJovem Adolescente 2010/2011, promovido pela Prefeitura de Saboeiro em parceria com a Secretaria de Assistência Social aconteceu no Ginásio Poli-esportivo Padre Geraldo Slag e contou com a presença do prefeito Dr.Marcondes Ferraz, da Secretária de Assistência Social, Dr Aurileide Soriano; do Secretário de Agricultura, Raimundinho, da Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Maria Alexelma Luna, da Articuladora do Selo Unicef, Wilna Cavalcante, da Assistente Social, Andréia Monteiro, da Coordenadora do Pólo de Convivência Social, Maria Mariana, do Presidente do Conselho da Assistência Social, Manoel Ferreira Filho, do Vereador Gotardo Martins, da Conselheira Tutelar Vanda, além de Orientadores, facilitadores e educadores dos programas sociais, pais e convidados dos formandos.
Todos os integrantes da Mesa de honra fizeram uso da palavra e enalteceram o trabalho realizado pela Administração Municipal, oportunidade em que lembraram da atuação do prefeito Dr.Marcondes Ferraz como um gestor que tem buscado recursos para o desenvolvimento do município, especialmente aos programas sociais que vem atendendo centenas de famílias, valorizando a auto-estima dos beneficiários.
O prefeito Dr. Marcondes Ferraz cumprimentou a todos os formandos e seus familiares e disse que novos cidadãos estavam prontos para uma nova etapa em suas vidas, com instruções recebidas pelos profissionais que atuaram junto ao programa social durante os anos de 2010 e 2011. “Adolescentes e Jovens, vocês foram capacitados por uma equipe de profissionais que dedicaram suas vidas por cada um dos que aqui se encontram. Saibam aproveitar tudo aquilo que foi repassado. Compreendam que este programa tem o compromisso de formar cidadãos, de transformar vidas, promover a felicidade através da disciplina, conscientizando os atendidos sobre a valorização do respeito em todos os âmbitos da sociedade, na família e no meio social. O primeiro passo para o sucesso foi dado e a Administração Construindo a Cidadania sente-se honrada em poder fazer parte deste momento de alegria para todos”, finalizou o chefe do executivo.
Uma das atrações do encontro foi uma réplica do Pólo de Assistencia Social. A maquete foi confeccionada pelos alunos do Projovem. Houve ambém apresentações culturais: uma peça de teatro e danças folclóricas. Foram expostos trabalhos artesanais e realizada a escolha do Garoto e Garota Projovem, que vão representar o Projovem Adolescente de Saboeiro em Fortaleza, num encontro estadual. À tarde aconteceram jogos de futsal masculino e feminino, com entrega de medalhas aos campeões.
No encerramento do Ciclo 2010/2011do pro-jovem adolescente de Saboeiro, a Secretaria de Assistencia Social evidenciou que o Projovem é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, e que o programa tem como foco uma melhor convivência familiar e comunitária, além do retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social e a participação cidadã. Em seguida, Aurileide deixou uma mensagem expressando seus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo de muit paz e prosperidade. “Que o próximo Ciclo aconteça também de forma proveitosa, ampliando a qualidade de vida dos jovens e adolescentes do município de Saboeiro, juntamente com suas famílias.”
O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do SUAS ou pelos órgãos do Sistema de garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em Saboeiro, o Programa ProJovem Adolescente teve seu inicio no mês de fevereiro de 2010, tendo como norteador o traçado metodológico fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que prevê abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para a compreensão da realidade e para participação social.
Com a participação direta dos jovens , nestes dois anos foram desenvolvidas várias atividade, que por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visaram sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos à saúde, e ainda, o estimulo a pratica associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamento e visões de mundo dos jovens no espaço público.
Fontes:http://saboeiroexiste.blogspot.com/
saboeiroprojovem@blogspot.com