domingo, 24 de junho de 2012

Município diz Não ao trabalho infantil e a violência à pessoa idosa



Na semana que foi comemorado os dias de luta contra o Trabalho Infantil e os mal tratos aos idosos, a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS- Centro de Referência e Assistência Social, realizou uma grande passeata com a participação das crianças, jovens e grupo da melhor idade atendidos pelos programas sociais no município, além de outras representações do município.

A passeata saiu da sede do Pólo de Assistência Social e CRAS, descendo pelas ruas Manoel Ferreira, Cel Sinfrônio Braga, Maria Terezinha Santos, Amélia Lima Braga, se concentrando na Barão de Aquiraz, na praça do anfi-teatro, onde foram realizadas algumas apresentações culturais voltadas para o tema. A Banda Municipal acompanhou o cortejo.

O evento aconteceu no dia 15 de junho. Participaram o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, o núcleo Pro-jovem, o PETECA, o PETI, os jovens bombeiros voluntários, grupo de dança, grupo de capoeira e o grupo da melhor idade.
É Saboeiro dizendo NÃO ao trabalho infantil e zelando pela qualidade de vida dos seus idosos!




http://www.pmsaboeiro.ce.gov.br/

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Todos Contra o Trabalho Infantil e Contra a Violência Com Apessoa Idosa



O CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS,TEM A SATISFAÇÃO DE CONVIDÁ-LOS PARA PARTICIPAR DE UMA MOBILIZAÇÃO CONTRA O TRABALHO INFANTIL E CONTRA A VIOLÊNCIA A PESSOA IDOSA,NESTE DIA 15 DE JUNHO DE 2012 ÁS 16:30 SAINDO DO POLO/CRAS E ENCERRANDO NA PRAÇA DO TEATRO.


CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO.

A Violência contra os idosos no Brasil.



A agressão ao idoso configura-se em ato de acometimento ou omissão, que pode ser tanto intencional como involuntário. O abuso pode ser de natureza física ou psicológica ou pode envolver maus tratos de ordem financeira ou material. Qualquer que seja o tipo de abuso, certamente resultará em sofrimento desnecessário, lesão ou dor, perda ou violação dos direitos humanos e uma redução na qualidade de vida do idoso.

Quando o Estatuto do Idoso foi aprovado, em setembro de 2003,e os motivos que levavam a necessidade de oficialização de normas éticas que já deveriam ser parte da conduta das pessoas. Na mesma linha de raciocínio, argumento o quanto seria bom que o ordenamento jurídico não precisasse normatizar o que a sensibilidade humana deveria estabelecer como prática: o respeito aos mais velhos. “Até parece estranho ter que punir pessoas, com penas privativas de liberdade, para que a sociedade tome consciência da necessidade de dar um mínimo de proteção aos que logram atingir idade mais avançada - e por isso merecem ser premiados pela vida, não castigados”. Mais estranho é constatar que a violência contra o idoso, longe de ter diminuído de 2003 para cá, tem se configurado em uma perversa realidade no Brasil. Apenas nos últimos 33 dias, onze casos de agressão (alguns levando a morte) foram registrados no País (veja o Mapa da Covardia – que atualizarei até outubro do ano que vem).


São muitos os estudos que indicam esta situação vergonhosa. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, por exemplo, mostra que dos 93 mil idosos que são internados a cada ano no Sistema Único de Saúde (SUS), 27% são vítimas de violência. Só em 2007, 116 mil pessoas acima dos 60 anos foram agredidas Brasil afora, segundo dados do Governo Federal. Outro levantamento feito pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) revela que 12% dos 19 milhões de idosos brasileiros já sofreram maus-tratos e que, pasmem, 54% das agressões são causadas pelos próprios filhos.

O que poderia parecer um erro da pesquisa (dado o absurdo da situação) confirma-se por meio de outro estudo - realizado pelo núcleo de pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em São Paulo - mostrando que 39,6% das pessoas que agridem idosos são os próprios filhos, vizinhos (20,3%) e demais familiares (9,3%).

Segundo o professor-doutor Vicente Faleiros (da UCB), os dados são preocupantes e servem de alerta para a população. “Existem duas dimensões para esse problema: história familiar, que pode ter contribuído para um conflito entre pai e filho e a questão econômica, que provoca o conflito por renda. Seja qual for o motivo, a questão é grave. Há uma cultura no Brasil de que velho é descartável, inútil e já passou do tempo”, afirma.

As ocorrências registradas com maior freqüência pela pesquisa do IBCCRIM foram ameaças (26,93%) e lesão corporal (12,5%). Mas elas também incluem uso indevido do dinheiro do idoso, negligência, abandono e até mesmo a violência sexual, registrada em oito cidades brasileiras.

O estudo do IBCCRIM mostrou, ainda, uma faceta dolorosa desta crise moral que se abate sobre a família brasileira, o fato de parte das ocorrências registradas serem retiradas pelos idosos dias após a denúncia. O motivo: a maior parte dos idosos vive com o agressor (filhos, netos etc).

Todos estes números, no entanto, podem ser apenas a ponta do iceberg. Para o coordenador de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, José Luís Telles, o número de idosos que entram no SUS por maus-tratos é subestimado. "Muitos desses maus-tratos não chegam ao hospital, não chegam sequer ao serviço de saúde, então não são registrados por agressões ou maus-tratos. As situações de violência são muito maiores do que as que nós vemos nos serviços de saúde", afirma. Para monitorar esse quadro, o Ministério da Saúde está desenvolvendo mecanismos como o Observatório Nacional do Idoso.

O envolvimento do poder público e da sociedade na luta contra esta covardia acoitada entre quatro paredes é imprescindível, em especial devido ao fato de que a tendência é que ela se torne ainda mais comum, já que a população idosa no Brasil está aumentando exponencialmente. Hoje, ela representa 10,2% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2020 os brasileiros com 60 anos ou mais deverão somar 25 milhões de pessoas. O número de brasileiros com mais de 70 anos vai quintuplicar até 2050, chegando a 34,3 milhões pessoas, ainda segundo o IBGE.

Para Vicente Faleiros, uma das estratégias para o combate à violência contra idosos é a criação de mecanismos de denúncia como o disque-idoso, que já funciona em algumas capitais como Manaus, Teresina, Belo Horizonte e, mais recentemente, no Distrito Federal. Em São Paulo, os casos de agressão a idosos motivam cerca de 200 ligações mensais ao disque-denúncia, perdendo apenas para denúncias sobre tráfico de drogas, jogos de azar e agressões contra crianças.

Em MS - O presidente do Conselho Municipal do Idoso e da Associação dos Aposentados de Mato Grosso do Sul, Valdir Miranda Osório, diz que é significativa a violência praticada contra integrantes da terceira idade em Campo Grande (MS). Conforme Osório, são comuns as queixas contra noras, genros, filhos e netos. A população idosa na em Campo Grande é de 57 mil pessoas, no Estado o número é de 202 mil.
 
 
Não consintas com atitudes de vergonha, abandono, humilhações, extorsões, ou qualquer tipo de violência contra idosos. Eles precisam do amor, atenção, carinho, afeto e paz que tanto depositaram aos pés daqueles que são chamados de "sua família". Não os abandonem, não os esqueçam. Vale à pena lembrar que o único mandamento da Bíblia com promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que se prolongue seus dias sobre a terra. Por isso, Cuide como pedra preciosa. Você conhece alguém que causa maus tratos a idosos? Denuncie. Ficar calado é colaborar para que a violência continue e você, agora faz parte dela.
 
 
 
 
Escrevinhamentos

terça-feira, 12 de junho de 2012

O trabalho infantil é crime

Foto: Todos os dias, quando passamos pelos centros urbanos, nos deparamos com uma realidade: Crianças que ao invés de estarem na escola, estão trabalhando. Muitas vezes para sustentar os próprios pais. São trabalhos enfadonhos e mal remunerados, como vendedores de cocos, picolés, balas e jornais. Também há engraxates, carregadores e vigias de carros. 

O trabalho infantil é crime previsto na Constituição Federal, no artigo 7, inciso 33. 

Não seja conivente. Denuncie!
 
 
Todos os dias, quando passamos pelos centros urbanos, nos deparamos com uma realidade: Crianças que ao invés de estarem na escola, estão trabalhando. Muitas vezes para sustentar os próprios pais. São trabalhos enfadonhos e mal remunerados, ...como vendedores de cocos, picolés, balas e jornais. Também há engraxates, carregadores e vigias de carros.

O trabalho infantil é crime previsto na Constituição Federal, no artigo 7, inciso 33.

Não seja conivente. Denuncie!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Brasil, livre do trabalho infantil, todos juntos nesse desafio!



O dia 12 de junho é considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data também foi instituída pela Presidência da República, pelo Decreto nº 11.542/07, como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que se comemora em 12 de junho, será lembrado no Brasil com uma semana de atividades. A agenda do POLO/CRAS,começa nesta segunda-feira (11/6) com palestras com o conselho Tutelar local, promovida pelo pela coordenação e educadores do POLO/CRAS de Saboeiro,juntos com o  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) E PROJOVEM ADOLESCENTE.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nao Desista


NÃO DESISTA NUNCA

Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?
Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.



Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.

Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio.
Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.
Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá.
Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para traz.

Estoura a sua ponte.
Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça.
Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte.
Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão... eu também não.
Realmente não é simples.

Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão.
É só não se desesperar.
Seja no mínimo um pouco paciente.

Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:
ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA Você começou a sonhar... sonhar... sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor.
Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize.
Pergunto, vale a pena insistir?

Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?
Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos! ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço.

O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.
Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.
O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar...

ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA.
No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte.
Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.
Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.
Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja.
As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado.
Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.

A visão sem ação, não passa de um sonho.
A ação sem visão é só um passatempo.
A visão com ação pode mudar o mundo.


(Martha Medeiros)

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Preserve o meio ambiente


Como vamos nos mater vivos se não mantivermos a natureza viva ?

Será que não percebemos que para nos mantermos vivos devemos preservar o meio ambiente?

Devemos aprender a dividir o nosso planeta terra com outros seres vivos, seja eles quais forem!!

RESPEITAR TODA FORMA DE VIDA!



RESPEITAR e PRESERVAR TODOS OS ECOSSISTEMAS, sejam eles: dunas, banhados, oceanos, florestas, campos, manguezais etc... Cada ecosssitema abriga espécies específicas, espécies únicas e com suas particularidades e uma vez sendo destruídos estes ambientes pode-se levar a extinção de muitas formas de vida!

Precisamos da água, do ar, do solo e de todas as coisas que a natureza GRATUITAMENTE NOS DÁ, mas infelizmente, pelo mínimo, presenciamos este presente sendo destruído e é graças a ele q estamos vivos AGORA! NESTE MOMENTO!!

AME A NATUREZA, RESPEITE ELA E POR FAVOR, FAÇA A SUA PARTE!

Ajudar a SALVAR o planeta, é uma tarefa para todos !

Não existe nada mais perfeito na terra que a NOSSA NATUREZA!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cultura e Inclusão Social


Nesta segunda feira dia 04 de maio de 2012, os agentes de leitura visitaram o Projovem Adolescente no POLO/CRAS de Saboeiro,e realizaram uma palestra com o único objetivo: o incentivo a leitura e a interação do livro no meio familiar e social.


OBJETIVOS
 
 

 O maior objetivo dessa palestra, é mostrar o valor do livro e da biblioteca e a importância do mesmo no meio familiar e social. Sendo a escola um...a segunda casa para os alunos, será por meio dela que mostraremos essa importância social do livro e da difusão da leitura. Além disso, mostraram também, como está organizado o Projeto Agente de leitura de Saboeiro, além de interagir com os adolescentes do Promovem, entre si em um ambiente comum entre eles, seja para o lazer-educativo, seja para leitura ou simplesmente para alertar a valorização do nosso patrimônio: A Escola. 


Facilitador Cultura:

 Gostei muito das dicas, me serviu para fazer um projeto setorial relacionado à biblioteca e seu funcionamento em nossa cidade para o Projovem Adolescente... Conseguiu fazer da palestra os jovens refletirem e com certeza os participantes se beneficiaram.


AVALIAÇÃO
 
 

 Avaliamos a participação do Projovem como totalmente positiva para o crescimento não só do incentivo a leitura, mas como também do reconhecimento e preservação da importância do livro. A participação dos adolescentes nos auxiliará a incentivar a comunidade a exercer sempre papéis como estes.
 
 
 
 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O primeiro Dia Mundial da Criança foi comemorado em 01 de junho de 1950



Bom dia!
 O primeiro Dia Mundial da Criança foi comemorado em 01 de junho de 1950. A ONU reconheceu desde então que qualquer criança, independentemente da raça, cor, sexo, o direito a:
- amor e compreensão;
- alimentação;
- cuidados médicos;
... - educação ;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz.

Até hoje, vários países utilizam a data de hoje para comemorar!



Mobilização para o bem

Dicas Saudáveis

É recomendável beber ao menos 1,5L de água por dia.

É do conhecimento de todos que uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos são atitudes importantes para uma qualidade de vida melhor. Além dessas, pesquisas indicam que você pode adotar outras maneiras mais simples ainda para favorecer sua saúde. Veja:
• Programe o fim de semana. De acordo com a pesquisa, projetar algo bom provoca mudanças no cérebro, além da pessoa ter a velocidade dos batimentos cardíacos e a pressão sanguínea diminuídas;
• Utilize uma quantidade maior de protetor solar. Grande parte das mulheres usa uma pequena quantidade de bloqueador solar no rosto, equivalente ao tamanho de uma ervilha. Mas para que o produto seja eficaz, dobre a quantidade;
• Fuja um pouco da rotina. Entre tantos afazeres, tente quebrar a rotina, faça uma caminhada, visite um amigo, brinque com as crianças, sente em um lugar para observar a natureza. Estudos indicam que isso diminui o estresse e pode prevenir problemas cardíacos;
• Dispense tempo às amizades. Pessoas solitárias são mais propensas a desenvolver problemas de saúde relacionados ao estresse, como hipertensão e doenças cardíacas;
• Não beba em excesso. Segundo uma pesquisa norte-americana, mais de um drinque diário significa risco para as mulheres, podendo aumentar a chance de desenvolver câncer de mama;
• Atente-se para sua alimentação. Coma devagar, varie sempre os alimentos e evite o sal, já que ele faz a pressão aumentar;
• Durma o suficiente. O sono é uma necessidade básica, como se alimentar e beber água. As pessoas que dormem um tempo inferior àquele que é necessário ganham peso com maior facilidade e podem desenvolver diabetes e depressão.

 Por Patrícia Lopes
 Equipe Brasil Escola