A semana foi marcada por dois grandes eventos que reuniu um significativo número de pessoas no Ginásio Poliesportivo Padre Geraldo Slag, em Saboeiro: a 1ª Audiência Pública já realizada em toda a história do município, que discutiu o Plano Municipal de Saneamento Básico e a adesão de Saboeiro ao Consórcio do Aterro Sanitário em Assaré aconteceu na segunda-feira (28), e na quarta-feira (30) aconteceu a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social".
A importância desses dois acontecimentos não pode ser descrita em palavras. Tudo é ainda novidade para um povo tão desprovido do seu direito à liberdade de escolha, de opinião e participação social. Por quase dois séculos nos acostumamos a um sistema político quase que feudal, antidemocrático, onde a alienação das pessoas, a falta de informação e ideias democráticos se perpetuou na manutenção de governos massacrantes e comprometidos com o atrofiamento do município, que em seus primórdios já foi um dos mais ricos do Estado do Ceará, e já foi município mãe de muitos muitos vizinhos.
A 1ª Audiência Pública de Saboeiro
A 1ª Audiência Pública trouxe a tona um fato vergonhoso: a recusa dos vereadores da oposição em resolver o problema do lixão de Saboeiro, que é hoje o cartão de visita de nossa cidade, localizado há 500 metros do Matadouro Público, e não muito distante do Rio Jaguaribe. Todos sabem que os consórcios é a maneira que o Governo encontrou para eliminar os lixões, haja visto que é uma obra muito cara, que nenhum município tem condições de construir sozinho. Saboeiro e mais seis municípios fazem parte do Consórcio do Aterro sanitário de Assaré, um dos trinta que serão construídos em todo o Estado. Entretanto, a participação do nosso município no Consórcio precisa ser validada através de um Projeto Lei na Câmara Municipal, e sem sequer analisarem as inúmeras vantagens disso para o município, votaram contra, por não entenderem que o benefício é para toda a população, e que a recusa em aprovar a Lei implica em negar o direito do Aterro aos outros seis municípios, de modo que todos saem prejudicados. Pobreza espiritual e política: ver apenas diante de si a diferença partidária e esquecer dos seus papéis de representantes e defensores dos interesses do povo. Quem não quer se ver livre do lixo? Quem não quer saneamento e saúde? Além do mais, os municípios que não se engajarem nos consórcios, contribuindo para a eliminação dos lixões, que é uma política de saúde pública e ambiental, perderão importantes recursos para todas as áreas a partir de 2014, inclusive saúde e educação. É uma estratégia do Governo federal de comprometer os municípios brasileiros nesta importante causa. Em outras palavras, se esse Projeto-Lei não for aprovado na Câmera de Saboeiro, o município estar´[a falido a partir de 2014, falido para qualquer administrador, inclusive par ao grupo deles, se corrêssemos o risco desse desastre. Queremos uma forma legal de anular a votação que foi realizada totalmente irregular, e que esses vereadores reflitam se querem o bem de Saboeiro ou não.
Diversas autoridades dor órgãos colegiados com a causa dos Consórcios e também Plano Municipal de Saneamento Básico estiveram presentes, e os prazos para aprovação dos itens propostos foram apresentados.
A 1ª Conferência Sobre Transparência e Controle Social
O Controle Social sempre foi abordado em diversas outras conferências, mas é a primeira vez que o tema é abordado com exclusividade numa conferência. Todos os participantes tomaram conhecimento da busca pela transparência e o controle social, através dos mecanismos destinados a esse fim e as políticas implementadas para reduzir a corrupção em todas as esferas governamentais.
Evidenciou-se nos debates e na palestra ministrada pelo Contador Hugo Macedo a idoneidade do Gestor de Saboeiro, Prefeito Marcondes Ferraz, e do seu compromisso com a transparência em todas as áreas da administração.
Os delegados elegeram ao final da Conferência, as propostas que resultarão no Plano para intensificação da Transparência e do Controle Social no Município, assegurando maior participação da comunidade, além da escolha dos delegados para participar da etapa estadual.
Fonte:
http://saboeiroexiste.blogspot.com/