quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prova de seleção dos 290 Agentes de Leitura em 41 Municípios acontece neste sábado,03


O Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura municipais, realizará as provas que irão selecionar 280 agentes de Leitura e 10 Agentes de Leitura articuladores para atuarem em 41 municípios cearenses objetivando formar 7000 famílias.
As provas acontecerão nas sedes dos municípios para os quais os candidatos se inscreveram e terão início às 8h.
Os candidatos devem comparecer aos locais das provas com uma hora de antecedência, munidos de documento de identificação com foto, caneta esferográfica de cor preta ou azul.
Não será permita a entrada de candidatos portanto qualquer objeto de comunicação eletrônica. A insistência por parte do candidato no uso dessa ferramenta tecnológica implicará a desclassificação do mesmo.
Confira os locis de provas
Assaré: EEIEF Batistina Braga: Rua Dr. Paiva - Centro
Potengi: José Edvaldo de Sousa: Vila Andrade
Saboeiro: Esc. Municipal Manoel G. dos Santos: Rua Jose Rodrigues de Melo, 109
Tarrafas: Escola Emília Ferreira de Oliveira: Av Maria Luiza Leite Santos S/N
Grangeiro: EEM Miguel Saraiva Pinheiro: Rua Henrique de Macedo S/N. Centro
Santana do Cariri: Generosa Amélia da Cruz: Rua 11 de Janeiro – Centro
Salitre: Escola Valdemar: José de Alcantra Silva: Rua José de Dionísio
Mauriti: Adalto Leite: Av. Sinval Lacerda – Centro
Tamboril: Escola Paulo Timbó: Centro.
Caucaia: Escola Maria Dolores: Rua da Consolação, 465 – Novo Pabussu
Quiterianópolis: Gerônimo Alves de Araújo: Rua Coronel Raimundo de Oliveira – Centro
Jaguaretama: EEF Carloto Pinheiro Rua Manoel Carneiro , 97 Centro
Potiretama: EEF André Campelo: Rua Honor Diogenes, S/N Centro
Nova Olinda: EEF José Alencar Alves: Av. Perimetral – Centro
Para conferir o edital do "Agentes de Leitura do Ceará", acesse:
www.secult.ce.gov.br

Dois grandes eventos da participação popular marcaram a semana em Saboeiro

A semana foi marcada por dois grandes eventos que reuniu um significativo número de pessoas no Ginásio Poliesportivo Padre Geraldo Slag, em Saboeiro: a 1ª Audiência Pública já realizada em toda a história do município, que discutiu o Plano Municipal de Saneamento Básico e a adesão de Saboeiro ao Consórcio do Aterro Sanitário em Assaré aconteceu na segunda-feira (28), e na quarta-feira (30) aconteceu a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social".

A importância desses dois acontecimentos não pode ser descrita em palavras. Tudo é ainda novidade para um povo tão desprovido do seu direito à liberdade de escolha, de opinião e participação social. Por quase dois séculos nos acostumamos a um sistema político quase que feudal, antidemocrático, onde a alienação das pessoas, a falta de informação e ideias democráticos se perpetuou na manutenção de governos massacrantes e comprometidos com o atrofiamento do município, que em seus primórdios já foi um dos mais ricos do Estado do Ceará, e já foi município mãe de muitos muitos vizinhos.

A 1ª Audiência Pública de Saboeiro

A 1ª Audiência Pública trouxe a tona um fato vergonhoso: a recusa dos vereadores da oposição em resolver o problema do lixão de Saboeiro, que é hoje o cartão de visita de nossa cidade, localizado há 500 metros do Matadouro Público, e não muito distante do Rio Jaguaribe. Todos sabem que os consórcios é a maneira que o Governo encontrou para eliminar os lixões, haja visto que é uma obra muito cara, que nenhum município tem condições de construir sozinho. Saboeiro e mais seis municípios fazem parte do Consórcio do Aterro sanitário de Assaré, um dos trinta que serão construídos em todo o Estado. Entretanto, a participação do nosso município no Consórcio precisa ser validada através de um Projeto Lei na Câmara Municipal, e sem sequer analisarem as inúmeras vantagens disso para o município, votaram contra, por não entenderem que o benefício é para toda a população, e que a recusa em aprovar a Lei implica em negar o direito do Aterro aos outros seis municípios, de modo que todos saem prejudicados. Pobreza espiritual e política: ver apenas diante de si a diferença partidária e esquecer dos seus papéis de representantes e defensores dos interesses do povo. Quem não quer se ver livre do lixo? Quem não quer saneamento e saúde? Além do mais, os municípios que não se engajarem nos consórcios, contribuindo para a eliminação dos lixões, que é uma política de saúde pública e ambiental, perderão importantes recursos para todas as áreas a partir de 2014, inclusive saúde e educação. É uma estratégia do Governo federal de comprometer os municípios brasileiros nesta importante causa. Em outras palavras, se esse Projeto-Lei não for aprovado na Câmera de Saboeiro, o município estar´[a falido a partir de 2014, falido para qualquer administrador, inclusive par ao grupo deles, se corrêssemos o risco desse desastre. Queremos uma forma legal de anular a votação que foi realizada totalmente irregular, e que esses vereadores reflitam se querem o bem de Saboeiro ou não.

Diversas autoridades dor órgãos colegiados com a causa dos Consórcios e também Plano Municipal de Saneamento Básico estiveram presentes, e os prazos para aprovação dos itens propostos foram apresentados.

A 1ª Conferência Sobre Transparência e Controle Social

O Controle Social sempre foi abordado em diversas outras conferências, mas é a primeira vez que o tema é abordado com exclusividade numa conferência. Todos os participantes tomaram conhecimento da busca pela transparência e o controle social, através dos mecanismos destinados a esse fim e as políticas implementadas para reduzir a corrupção em todas as esferas governamentais.

Evidenciou-se nos debates e na palestra ministrada pelo Contador Hugo Macedo a idoneidade do Gestor de Saboeiro, Prefeito Marcondes Ferraz, e do seu compromisso com a transparência em todas as áreas da administração.

Os delegados elegeram ao final da Conferência, as propostas que resultarão no Plano para intensificação da Transparência e do Controle Social no Município, assegurando maior participação da comunidade, além da escolha dos delegados para participar da etapa estadual.

Fonte:http://saboeiroexiste.blogspot.com/

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROJETO:PROJOVEM ADOLESCENTE NO COMBATE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Tendo em vista o percentual de 22,2% de jovens de 10 a 14 anos já engravidaram no período escolar e 13,7% na faixa de 15 a 19 anos. E considerando que na sociedade, esta situação decorre, em parte, pela falta de informação sobre o uso de preservativos. Diagnosticamos a necessidade de discutir e explanar o tema Gravidez na Adolescência. No intuito de contribuir para melhorar as informações sobre sexualidade e consequentemente diminuir o atual percentual de gravidez precoce no nosso município.