quarta-feira, 31 de agosto de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
29 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
Dia 29 de agosto o Brasil todo comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em que várias entidades da área social e de saúde, hospitais, organizações filantrópicas e até mesmo a iniciativa privada e governamental realizam projetos de orientação e várias atividades de lazer.
Mesmo com todas campanhas, que incluem a impressão de fotos chocantes de pessoas doentes nas embalagens do cigarro, para melhorar o cenário de saúde pública prejudicada pelo fumo (que inclui vários tipos de fumo) é necessário muito mais que uso de imagens chocantes. Esse problema está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente dos jovens e mulheres, que antes não fumavam tanto. Aliado a outros hábitos, o cigarro tem favorecido o desenvolvimento de alguns tipos de tumores, ente eles o de pulmão, muito agressivo e com altas de mortalidade. E foi exatamente com o objetivo de promover a conscientização sobre o assunto e diminuir esses riscos, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo, que agora conta com o apoio de outras entidades, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Essa iniciativa também é aplicada em todo mundo no dia 31 de Maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos países em busca de mais saúde para a população.
sábado, 27 de agosto de 2011
O que é o Selo Unicef Município Aprovado?
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Mais de 1,8 mil municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal estão inscritos na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado.
Após duas edições voltadas para os 11 Estados que integram a região do Semiárido brasileiro, o UNICEF expande a iniciativa para a Amazônia, fortalecendo a mobilização de governos e da sociedade brasileira para que o País conquiste suas metas prioritárias para reduzir as desigualdades regionais, relacionadas à proteção e à garantia dos direitos da infância e adolescência, e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Ao mobilizar gestores e a população, a metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes do Semiárido. Entre os resultados alcançados nos últimos anos, está a redução da mortalidade de crianças menores de 1 ano. De 2004 a 2006, esse indicador caiu 15,2% nos municípios da região que foram certificados pelo UNICEF. A média nacional de queda do indicador, nesse mesmo período, foi de 3,1%. Da mesma forma, o crescimento do acesso ao exame pré-natal no Semiárido foi muito acima da média nacional. O número de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal aumentou 30,2% nos municípios que receberam a certificação, enquanto o crescimento médio do País ficou em 7%.
Transformando a vida das crianças
O Selo nasceu e se desenvolveu inicialmente no Ceará, em 1999. Nesse Estado, aconteceram três edições do Selo, que testaram e comprovaram sua eficiência na mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O modelo também foi testado e aprovado em uma edição na Paraíba, em 2002.
Na primeira edição do Selo para o Semiárido, em 2005-2006, 1.179 municípios aceitaram o desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas sociais mais efetivos, com participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades.
Em abril de 2007, a segunda edição do Selo no Semiárido foi lançada, convocando novamente os municípios para que participem desse grande esforço que acelera as melhorias e impacta direta e rapidamente a vida de milhões de meninas e meninos brasileiros.
Na edição 2007-2008 do Selo, 1.128 municípios aderiram ao desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas mais efetivos, com participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades.
[Conheça os resultados do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2008]
Com o Selo UNICEF Município Aprovado, a busca por melhorias na vida das crianças e dos adolescentes no município ganha vida, fazendo com que todo mundo participe: os prefeitos e suas equipes, outros gestores públicos, professores, ONGs, famílias, empresas de diversos portes e as próprias crianças e os próprios adolescentes! Todos os envolvidos passam a se sentir mais responsáveis pela melhoria das condições de vida em seu município.
Fonte: unicef.org
Postado por Comissão Pró-Selo
Realizada solenidade de entrega de certificados aos funcionários do Pólo de Convivência e CRAS.
Foi realiza na noite desta quarta-feira (24) a solenidade de entrega de certificados aos funcionários do Pólo de Convivência Social e do CRAS, que participaram de um Curso de Capacitação. O objetivo principal da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social é de aprimorar o trabalho de toda a equipe, fortalecendo assim os trabalhos realizados com crianças, jovens, gestantes e idosos do município, assegurando maior qualidade de vida e a preservação dos direitos dos nossos usuários, beneficiários dos programas sociais e sociedade em geral.
Tags:capacitação, cras, curso, Dr Marcondes Ferraz, polo, saboeiro, secretaria de assistencia social
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Plano de Ação Comunitária- PLA
O Programa ProJovem Adolescente, durante os meses de setembro e novembro/2011 estará realizando o PLA (Plano de Ação Comunitária). O PLA é um plano de ação, elaborado e executado pelos os alunos do referido programa, onde os jovens terão a oportunidade de exercer sua cidadania, desenvolvendo atividades sociais na sua comunidade, trabalhando cooperativamente em grupo, em busca de alguma mudança no bairro em que vive. Essas ações acontecerão em diversos locais do município de Saboeiro-CE, em dias alternados, conforme cronograma.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Dr Marcondes Ferraz entre os 100 melhores prefeitos do Brasil
Pelo segundo ano consecutivo o Prefeito Municipal de Saboeiro, Dr Marcondes Herbster Ferraz receberá o Prêmio JK, conferido aos 100 melhores prefeitos do Brasil.
A entrega do Prêmio JK, menção honrosa ao ex presidente Juscelino Kubitschek, acontecerá em Florianópolis, durante um congresso nos dias 25, 26 e 27 de Agosto.
Parabéns, Dr. Marcondes, pelo prêmio mais que merecido. Sobretudo quem ganha com isso é o povo saboeirense.
Aguardem: Em breve aqui no Blog o áudio de uma grandiosa entrevista om o nosso prefeito.
Postado por Aécia Leal- Soltando o verbo às 07:20
dia 22 de agosto dia do Folclore Brasileiro
Folclore Brasileiro
Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos.
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estória contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os
povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo:dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo:dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta,em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica.Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá,o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem
Mãe-D`água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Corpo-Seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
PISADEIRA
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
MULA-SEM-CABEÇA
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-Ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-Pererê
Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Curiosidades:
-É comemorando com eventos e festas,no 22 de Agosto,aqui no Brasil,o Dia do Folclore.
Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore"significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular
Colônia de ferias do PROJOVEM ADOLESCENTE -2011
ATIVIDADES DO PROJÓVEM DE SABOEIRO- COLÔNIA DE FERIAS
Dia: 04/07- Vídeo - Curta Metragem
Dia: 05/07 - Futsal
Dia: 06/07 - Visita ao Museu Pe. Geraldo Slag
- Dinâmica da Estrela
- Mensagem ¨Estrela Verde¨
- Slides - Sete Virtudes
Dia: 07/07 – Informática
Dia: 08/07- Momentos- Dinâmica da Linha
- Piquenique no Rio Jaguaribe
- Mensagem Finalizando
Dia:11/07- Festival de Filmes
Dia: 18/07 - Tarde- Participação dos dois coletivos
- Paródia
-Piadas
-Jogos de damas
-Jogos de dominó
- Lanche
- Brincadeiras de Reportagem
Dia: 19/07- Manhã - Participação dos dois coletivos
- Corrida dos Atletas- Projovem-Cohab ao Polo
Dia:19/07- Tarde Participação dos dois coletivos
- 12:00 ás 13:00 hs-Futebol de Salão masculino (Ginásio)
-13:00 ás 14 :00 hs-Futebol de salão feminino (Ginásio)
- 15:00 ás 16:00hs -Vôlei Feminino de areia (Pólo)
-16:00 ás 15:00 hs-Vôlei Masculino de areia (Pólo)
Dia: 20/07: -Tarde -Participação dos dois coletivos
-Espocar o Balão
-Gincana- Passa ou repassa- Trazer a pessoa que completa ano no dia 29 de fevereiro
-Corrida do saco
- Trazer a Xerox de um registro de nascimento mais velho
- Trazer a moeda do Ano-1878
Trazer pessoas que começa o seu nome com
a letra “t”
-trazer pessoas que começa o seu nome
com a letra “d”
Dia: 21/07 – MANHÃM E Tarde- Participação dos dois coletivos
-VESTIVAL DE FILMES
-ENSAIOS DOS GRUPOS DE DANÇA
-ensaios e preparação para o desfile
Dia: 22/07 -manhãm- Participação dos dois coletivos
-POESIA
- dança APRESENTAÇÃO
DIA:22/07 -tarde
- ensaio e preparação para o desfile
DIA:25/07 -TARDE –PARTICIPAÇÃO DOS DOIS COLETIVOS
-apresentação do grupo de dança
-poesia
-Momento de reflexão dos coletivos
DIA:26/07 TARDE
-desfile do garoto e da garota projovem- 2011
Dia 27/07 Apresentação do grupo de teatro no congresso do idoso
Dia: 29/07 Escursão E MOMENTO DE CONFRATERNIAÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)